É difícil pensar em um bolo ou torta que não leve ovo, principalmente o de galinha. Nutritivo e versátil, o alimento assume diversas funções nas preparações, seja para dar liga, deixar a massa fofinha ou ainda ajudar no crescimento.

A verdade é que para muitas pessoas este é um ingrediente insubstituível. Mas, e os veganos (pessoas que não se alimentos de produtos de origem animal) ou pessoas intolerantes ao ovo ficam sem essas delícias do dia-a-dia? O que fazer?

É possível construir receitas deliciosas sem ovo. Para dar liga, a linhaça pode ser uma aliada, isso porque ela confere uma consistência similar à clara do ovo, basta usar uma colher de sopa hidratada por 10 minutos em água em substituição a uma unidade de ovo.

Outra opção é triturar uma colher de sementes de chia e deixar por 30 minutos em três colheres de água. As fibras presente no alimento ao entrar em contato com a água formam um gel e tem a capacidade de solidificar e manter os ingredientes "ligados", deixando bolos, pães e tortas fofinhos.

Purê de frutas também são alternativas interessantes. Para cada ovo utilize meia banana nanica amassada ou meio copo de maçã raspada.

Em panquecas, omeletes e bolinhos, o ágar-ágar combina muito bem. Use uma colher do pó para uma colher de água e tenha efeitos semelhantes a uma unidade de ovo.

Com essas dicas, quem tem algum tipo de restrição ao ovo não precisa mais passar vontade, é só colocar a "mão na massa" e soltar a imaginação

Flávia Dário
Nutricionista
CRN8 7554


Participe e comente