Natural que a gastronomia húngara seja uma desconhecida, especialmente no Brasil. Na verdade, diante da riqueza culinária nativa seria preciosismo extremo deitar algum olhar para um país tão distante – e menos ainda sobre o que levam à mesa. Mas como em qualquer lugar do mundo existe receita que merecem ser conhecidas – e apreciada. Torta Dobos (pronuncia-se dubôsh) é uma dessas criações. Criada em 1885 pelo cozinheiro Jozsef Dobos para uma feira nacional daquele país. Imediatamente a receita caiu no gosto popular, especialmente da realeza. Não é uma receita fácil. Formada por meia dúzia de camadas finas intercaladas com creme de chocolate, a torta foi pensada para ter alguma durabilidade num tempo em que a condições de preservação dos alimentos eram precárias. A crosta e caramelo que faz parte do acabamento ajuda a cumprir a função de dar ao bolo um pouco mais de resistência a fungos e outras ameaças. Graças a isso, a torta abastecia casas de nobres em diversas partes do país. A receita permaneceu um segredo de Dobos até sua morte, em 1924. A torta e seu criador são tão reverenciados na Hungria que mereceram até um museu

RECEITA DE TORTA DE DOBOS
Ingredientes

Massa de pão de ló
, 8 ovos grandes
, 2 claras
, 85 gramas de açúcar
, 250 gramas de farinha de trigo (peneirada)

Cobertura
, 250 gramas de açúcar
, 100 ml de água

Recheio
, 2 gemas
, 80 gramas de açúcar com 4 gotas de essência de baunilha
, 200 gramas de manteiga (sem sal)
, 1 colher de sopa de café em pó solúvel
, 300 gramas de chocolate meio amargo
, 2 colheres de sopa de licor de cacau

Preparo
Massa de pão de ló
wNuma batedeira, bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar, até ficar cremoso. Junte os ovos e continue batendo até formar uma massa esbranquiçada. wDesligue a batedeira e peneire sobre a massa a farinha de trigo, o sal e a essência de baunilha. Mexa até obter uma massa lisa e firme. Reserve. wUnte e enfarinhe uma forma redonda com 25 cm de diâmetro e espalhe 1/5 da massa – Leve para assar por cerca de 10 minutos em forno 180 graus. Repita o procedimento com as outras massas. Caso você tenha mais assadeiras do mesmo tamanho, poderá assar todas juntas.

Recheio
wDerreta o chocolate em banho-maria e reserve. wNuma batedeira, bata as gemas, manteiga e o açúcar até ficarem esbranquiçadas e volumosas. wSem parar de bater, acrescente o café solúvel e o licor de cacau. wContinue a bater até a mistura ficar em temperatura ambiente e formar um creme fofo. wDesligue a batedeira e acrescente o chocolate derretido.

Cobertura
wNuma panela em fogo médio, cozinhe o açúcar com a água sem mexer, até formar um caramelo.

Montagem
wEscolha o disco de massa mais bonito e espalhe a cobertura de caramelo. Marque 10 fatias no disco com uma faca untada de manteiga. Reserve. wColoque um disco de massa sobre um prato redondo e espalhe um pouco do recheio, formando uma camada de 2 mm de espessura. wCubra com outro disco de massa, coloque o recheio e continue alternando as camadas. Com uma faca, alise a lateral da borda, retirando o excesso de recheio. wCubra com o disco caramelizado. Decore a lateral da torta com o restante do recheio. Guarde na geladeira até a hora de servir.


Participe e comente