A culinária italiana é uma tentação irresistível e uma celebração da gastronomia generosa em aromas e sabores pela fartura de ingredientes e criatividade. Não por acaso o país é considerado berço incontestável da cozinha ocidental também em função do império romano, que espalhou sua dominação por regiões imensas da Europa: junto com as tropas e poder chegaram também os alimentos, impondo-se e redesenhando o perfil da culinária conquistada e submetida. Mas, curiosamente, o mesmo fenômeno já havia sido experimentado pelos próprios italianos, que conviveram por séculos com o trânsito de invasores muçulmanos.

Os italianos são generosos na cozinha e à mesa – e pouco cerimoniosos: dispensam o preparo sofisticado e valorizam o sabor e o perfume natural dos ingredientes, sempre utilizados de forma criativa para sobressaltar os aromas. À mesa, os melhores momentos são oferecidos pelas pastas, peixes, frutos do mar e cortes especiais de carne. Estes pratos são preparados com azeite de oliva e recebem generosas doses de ervas frescas, como alecrim, estragão, salsa, sálvia, tomilho, manjerona, orégano, manjericão, e folhas de louro. Alho, cebola, atum, presunto, anchova, mussarela de búfala, tomate e alcaparra reforçam o arsenal de ingredientes e temperos.

Essa diversidade de ingredientes, sabores e aromas influenciaram decisivamente a culinária brasileira com a chegada dos italianos no país no final do século 19. Popularizaram o consumo de verduras e hortaliças, mas, principalmente massas, como o macarrão e o pão. Aliás, quando se trata de massas os italianos se mostram imbatível na fabricação e no preparo: são mais de 500 tipos de macarrão que vão à mesa envolvidos por uma infinidade de molhos, entre eles o bolognesa, cuja versão original, reza a lenda, teria sido criada por Guglielmo Marconi, inventor do telégrafo. E vale lembrar que em Bologna, berço do molho, o reina o tagliatele.

Mas não existe uma hegemonia culinária entre os italianos, que cultivam regionalismo em suas cozinhas. No sul, os pratos possuem temperos fortes, com queijos, legumes, alcachofras, carnes de caça, polenta, etc. Já mais próximo da costa, temperos suaves com ervas aromáticas, além de peixes e mariscos, são fonte de inspiração para as receitas. No centro, prevalece massas frescas com recheios, variações e tomates fazem parte dos sabores tradicionais. Toscana é uma das regiões mais famosas por causa de sua variedade na culinária. No norte, a culinária é formada por molhos, salames, linguiças, presunto, queijo Parmigiano Reggiano, o parmesão (de Emilia Romagna), além de vinho e a trufa branca de Piemonte.

Saiba mais
No cardápio italiano, os primeiros pratos a fazer parte da mesa são chamados de antipasti, que significa antes da comida. Geralmente, saladas, verduras, sopas, alimentos leves. Após isso, os pratos principais podem ser arroz, massa ou polenta acompanhados de carnes ou peixes. Por fim, sobremesas típicas ou frutas.

 

 

 

 

 

 

 

 

NHOCÃO DA DONA VALDÍRIA
Ingredientes
Massa
,2 kg de mandioca cozida
,3 gemas
,1 colher (café) de sal
,4 colheres (sopa) de queijo ralado
,2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Recheio
,500gr de mussarela ralada
,500gr de presunto ralado
Molho
,800gr de frango cozido e desfiado
,1 cebola grande ralada
,2 dentes de alho amassados
6 tomates  picados sem casca e sem sementes
,2 sachês de molho de  tomate
,2 colheres de amido de milho
,1 cx de creme de leite
,½ litro de água

Preparo
Massa
wEsprema  a mandioca e junte os outros ingredientes.  Amasse bem até ficar homogêneo.
wFaça pequenas bolas e recheie com porções de mussarela e presunto ralados.  wAcomode as bolas recheadas num refratário alto.

Molho
wNuma panela grande, refogue o alho e a cebola. Junte o tomate picado e cozinhe bem até quase desmanchar. wAcrescente o frango desfiado, sal, pimenta e o molho de tomate. Quando estiver bem refogado, adicione o amido de milho dissolvido na água e cozinhe mais um pouco. wPor ultimo, misture o creme de leite e despeje no refratário até cobrir as bolas.
wLeve ao forno médio para assar por uns 30 minutos.


Participe e comente