O fim de semana exige um cardápio prático. Domingo é dia de descansar e há quem não queira queimar a barriga no fogão.

A praticidade de pedir carne assada, lasanha, macarrão e até sobremesas faz parte da rotina gastronômica de muita gente. Mas para garantir refeições de qualidade, a dica é investir em pratos sob encomenda nos comerciantes do Mercadão.

Na Massas Nonna Angela, há diversas opções da culinária italiana, conhecida em todo mundo e considerada uma das mais saborosas. A proposta da casa é trabalhar com massas caseiras e artesanais, saindo do tradicional e trazendo novidades. As receitas são de família, preparadas por Angela Bellincanta Porcu, que tem sangue italiano nas veias.

Antes de abrir o box no Mercadão, Angela cozinhava somente para a família e amigos. Persistente, chamava a filha, com insistência, para investir em um negócio. Cedendo ao convite, Gabriela Porcu, hoje proprietária da loja, colocou uma caixa de isopor no carro e passou a vender, de porta em porta, às quintas e sextas-feiras, os quitutes preparados pela mãe. Fez clientes na Secretaria de Saúde, Núcleo de Educação, Prefeitura e restaurantes.

Foi graças ao esforço da dupla que o box foi inaugurado há um ano e meio no Mercadão. Atualmente, a casa oferece 14 opções de massas italianas, molhos e pratos prontos para micro-ondas.

Carnes

Conforme diz a fachada da Prático Alimentos, as carnes são selecionadas. A casa trabalha em parceria com a cooperativa Maria Macia, resultado da união entre produtores paranaenses para a produção de carnes especiais.

No local, há 13 opções que variam entre bovinos, embutidos, suínos, defumados, aves e assados, além de oito tipos de linguiça artesanais, que podem ser vistas penduradas no local. Em um balcão convidativo, uma linha completa para feijoada, com linguiça calabresa, bacon, pé e rabo. A loja também tem prateleiras com carvão e itens para churrasco.

A Prático, no Mercadão, é resultado do projeto de expansão que o proprietário, Anderson Matsumoto, iniciou com o convite para instalar a casa no Mercadão. Antes disso, ele comercializava cortes suínos somente em feiras livres, onde continua batendo ponto em paralelo com a loja no mercadão.

Pães, bolos e tortas

No Delícia Mercadão, dois expositores oferecem uma gama de produtos ideias para cafés e festas. Há pães, bolos e tortas. Os pães podem ser caseiros, recheados, de batata ou até de torresmo. As tortas são diversas: morango, limão e bolos de chocolate ou cenoura. A ideia é vender ao estilo padoca durante a semana.

Aos fins de semana, o mix da casa ganha um incremento: assados. E a expertise é toda da Prático Alimentos, já que a empresa é mesmo grupo. ''A nossa especialidade é variedade na mesa. Tudo é produzido no Mercadão, com produtos frescos e feitos no máximo um dia antes'', afirma o proprietário, Anderson Matsumoto.

PARA COMER
MERCADÃO
Onde: Av. Prudente de Morais, 601, Zona 7
Tel: 3041-9000.


MASSA. Angela Bellincanta Porcu, que tem box no Mercadão, prepara pratos artesanais que são receitas de família. — JC FRAGOSO


Participe e comente