Das crianças aos idosos, lá estão eles, na palma da mão: os smartphones. Atualmente, o principal desafio é fazer com que a geração "Touch Screen" utilize essa ferramenta em prol dos estudos, como aliado. E isso já é possível. Existe uma série de aplicativos desenvolvidos com essa finalidade, e que podem ser uma "mão na roda" para os vestibulandos.

É o caso do aplicativo "Redação Nota 1000 (Enem)", que oferece quatro serviços: dá dicas gerais de gramática, apresenta manual de redação simplificado - com cada tipo de texto que pode cair no exame e a estrutura básica de cada um -, aponta possíveis temas de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ainda disponibiliza as melhores redações para leitura.

Outra sugestão bacana para aqueles que estão estudando para o vestibular é o aplicativo "Leitor Rápido", que disponibiliza vinte exercícios de leitura com velocidades diferentes, cada um com cem níveis diferentes. Além disso, o app permite que o aluno faça uma autoavaliação inicial e analise seu progresso. A expectativa é que o estudante aumente a velocidade de leitura em 21 dias, se praticar diariamente.

O aplicativo "Nova Ortografia" também é uma ótima opção para estudantes de todas as séries. O app tira todas as dúvidas sobre Língua Portuguesa, alfabeto, acentuação e hifenização, com base na nova ortografia. O aluno encontra conteúdo resumido e de fácil entendimento, além de exercícios com perguntas e respostas.

Já o app "Trello" é uma ferramenta organizacional que serve para todo tipo de público. Nele, o usuário organiza por tarefas tudo o que precisa fazer ao longo dos dias, prazos, etc. Também é possível adicionar um calendário ao app, que pode ser usado tanto no smartphone, quanto no computador.

Saúde

Existem também aplicativos que ajudam os jovens a organizar a alimentação e cuidar da saúde - porque nem só de estudos vivem os vestibulandos. Uma boa dica é o "iDrinkWater", que tem como objetivo lembrar o usuário de beber água. Parece bobo, mas não é. Muitas pessoas esquecem, ou não têm o hábito de beber água ao longo de todo o dia, e manter-se hidratado é essencial para a saúde e bem estar. O app é super útil, porque informa quanto de água o indivíduo deve ingerir por dia, calcula os horários, emite alerta e ainda traz uma tabela de frutas com a quantidade de água existente em cada uma delas.

Outra opção interessante de aplicativo para ajudar os jovens a cuidar da saúde é o "TecnoNutri", que auxilia na gestão da alimentação. Com base em dados fornecidos pelo usuário, o app calcula o Índice de Massa Corporal (IMC), gera uma dieta com sugestão de cardápio para todas as refeições, quantidade de calorias que se pode ingerir, dentre outras informações.

E como todo vestibulando vive na correria, buscando otimizar o tempo da melhor maneira, o aplicativo "Seven" é uma ótima pedida. A proposta é fazer sete minutos diários de exercício físico. O app gera um circuito com vários exercícios possíveis. Conforme o usuário utiliza o aplicativo, novos exercícios e tempos são desbloqueados, como se passasse de fases.

A tecnologia, tão presente na vida e rotina dos indivíduos nos dias de hoje, pode e deve ser utilizada em benefício dos estudos e da saúde.

3Redação Nota 1000 (Enem)
3Leitor Rápido
3Nova ortografia
3Trello
3 iDrinkWater
3 TecnoNutri
3 Seven

Participe e comente