Um teatro de marionetes reinventado para a nova geração de crianças interativas e conectadas. Esse é o conceito básico do Puppet Digital, tecnologia empregada no teatro digital "Oto e Gaio Ao Vivo", em cartaz no Catuaí Shopping Maringá. O termo "puppet" vem do inglês e significa marionete, o que reforça o conceito da peça, em que atores controlam os personagens virtualmente.

"Por meio de um joystick e um sistema de câmeras, atores passam para os personagens seus movimentos faciais e corporais, fazem o Oto pular, andar, fazer careta, sorrir. Tudo em perfeita sincronização entre personagem digital e ator real", explica Ronam Bonfim, diretor de Criação do estúdio Chroma Garden.

A tecnologia inédita no Brasil foi inspirada nas atrações de parques temáticos americanos. O sistema de reconhecimento facial e movimentação dos personagens com o joystick é usado em projetos específicos na indústria de animação, mas juntar essas diferentes técnicas em um espetáculo interativo e em tempo real foi o grande desafio da equipe do estúdio.

"Foi uma tarefa de alta complexidade. Fizemos muitos estudos, testes e montamos nossos próprios computadores para termos máquinas potentes. Além disso, focamos no nível de fidelidade das expressões a fim de garantir que o Oto fosse realmente expressivo como um ator ao vivo poderia ser, com liberdade de interpretação e improviso", diz.

Os atores que fazem parte da turnê Oto & Gaio, responsáveis pelo controle dos personagens, passaram por treinamentos para desenvolver um background para a história e serem capazes de responder a perguntas variadas do público, que interage diretamente com os personagens.

A interatividade é uma das características que mais aproxima os públicos de faixas etárias variadas, pois o stand up, a arte do improviso, envolve toda a família. "O público exige dos atores muito jogo de cintura no improviso, principalmente com as crianças, que geralmente são muito autênticas e impulsivas nos comentários."

"Oto e Gaio Ao Vivo", é um espetáculo interativo em que o público pode mergulhar na diversão com o protagonista Oto,um polvo digital.


Participe e comente