A cada edição, o IT Forum Expo elenca os temas mais inquietantes do setor de tecnologia e os leva aos seus palcos simultâneos. Na programação deste ano, chama atenção temas como o "dark data" (ou dados obscuros), que já começam a ser explorados durante a formação profissional do cientista de dados, por exemplo. O assunto é relevante, pois em um planeta em que até 2020 deve possuir mais de 44 trilhões de gigabytes armazenados, somente 0,5% desse volume é analisado e interpretado.

Grande parte desse pacote é de informações desestruturadas: imagens, vídeos e outros dados inexplorados. Mas para quem sabe utilizar, essa "sucata virtual" possui valor, e pode criar chances de negócio, insights e ampliação de mercados. Esse é o tema do palestrante confirmado João Roberto Peres, por exemplo, professor e consultor (Komp Consultoria e FGV) com 35 anos de experiência.

Em um ano no qual a robótica avançada e a inteligência artificial são temas-chave, o evento levará aos palcos também apresentações como "Roboboss: como seria um robô membro de um time?", apresentado por Marco Diniz Garcia Gomes, desenvolvedor da DB1 Global Software. Isso porque, além de automatizar processos, o robô já pode ser considerado um membro da equipe, pois muitos já dispõem de interatividade humanizada.

Outro destaque é o cientista-sênior de Dados Claudio Pinheiro, da IBM, que fala sobre "Data Science e Computação Quântica aplicados à descoberta de conhecimento e extração de Insights". Ele mostra princípios analíticos aplicados por meio de plataformas de ciências de dados, via análise estatística, inteligência artificial, análise cognitiva e computação quântica, que compõem parte do estado da arte na descoberta de conhecimento e extração de insights úteis para apoiar a tomada de decisão.

Cultura hacker é outro assunto da programação, com apresentação de Vitor Fernandes, CEO da Liria Technology. Fernandes fala sobre como os hackers estão moldando nosso futuro, e explica como usar o pensamento hacker nos negócios. Entender o modo de pensar por trás desse movimento deve mudar perspectivas e é fator essencial para desenvolver novas oportunidades.

Temas

Ao longo de dois dias, outros especialistas apresentam temas como "Como se tornar um cientista de dados" (Marcelo Guerra, diretor da TO Brasil) e "Inteligência cognitiva: qual o impacto na empregabilidade" (Andre Ceciliano, COO da Networker). Também entre os confirmados, Cesar Patiño, principal advisor da JCP Consulting, que fala sobre "Homo-Data: a influência dos dados na evolução Humana".

O evento acontece entre os dias 17 e 18 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. São esperados 12 mil profissionais qualificados, mais de 700 executivos c-level, mais de 170 palestrantes e mais de 150 marcas. Para os visitantes, estarão organizados 12 palcos de conteúdo e praças temáticas além do Village Square, área composta de casas de patrocinadores, com mais imersão em conteúdo e produtos. O evento já conta com marcas como Amazon, Cisco, Citrix, Cubo, Google, HP, IBM, Serasa Experian, Vivo, Tivit, Totvs, Uol Díveo, Zendesk, Samsung, Epson, Simpress, EY, Xerox, entre outras.

SAIBA +
IT FORUM EXPO 2018
Data: 17 e 18 de outubro
Local: Transamerica Expo Center - pavilhões C e D
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, São Paulo
Mais informações em https://goo.gl/awfUez


PALESTRAS. Ao longo de dois dias, em outubro, diversos especialistas falarão sobre temas importantes relacionados ao setor de tecnologia; a "dark data" é uma das abordagens. — DIVULGAÇÃO

Participe e comente