A escritora Nora Ruiz lançou seu segundo livro "Das Brasilia...nas", uma coletânea de versos brancos sobre o conturbado cenário social e político atual brasileiro, também um livro de poemas líricos com ritmos de musicalidade. Inclui a republicação de seu artigo teórico/científico sobre a importância da Ecopolítica no séc. XXI, aprofundando sua proposta em versos.

Com uma abordagem ferina, a autora critica, denuncia e apresenta propostas, numa contextualização histórica, apontando fatores estruturais como o Nepotismo, o Capitalismo de Compadrio e outros privilégios que se repetem a gerações. "Das Brasilia...nas" denuncia, em versos, os problemas do Brasil, trazendo o leitor para uma reflexão profunda e não partidária sobre uma mensagem literária que é, acima de tudo, uma crítica política e social de seu próprio tempo.

Nesse sentido, a poesia, segundo Nora Ruiz, "descobre caminhos / que a política desconhece / criando a poesia de protesto" porque "denuncia / pede justiça / faz a catarse da dor / propõe novos caminhos". A autora descreve, por exemplo, na poesia "Das Brasila...nas De Lá e De Cá", que "a Ácida Democracia elege, promove e protege / vampiros sangrentos", no contexto de uma corrupção generalizada.

Noracy Ruiz é cientista Política, com mestrado e curso de doutorado pela Universidade de Michigan, Ann Arbor, USA. Como oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), preparou os estudos oficiais para a Assembleia Geral, sobre o Desenvolvimento Econômico/Social e o Direito da Mulher, entre 1974-1983, em Nova York.

Nora Ruiz pinta, em seus poemas, o retrato da comédia e da tragédia da vida. Pianista, suas poesias românticas e diretas, emanam musicalidade, com citações a ícones da literatura e da filosofia, como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Manoel de Barros, João Cabral, Manoel Bandeira, Nietzsche, entre outros. ///Dino


CANETA. Nora Ruiz pinta, em seus poemas, o retrato da comédia e da tragédia da vida. — DIVULGAÇÃO

Participe e comente