Nesta quinta, 13, às 9 horas começou a 1° Feira de Artesanato de Crochê, organizada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide).

O evento segue até sábado, 15. Já a decoração do tronco de 24 árvores, com os mais diferentes bordados de crochês, ficará até o dia 30 de setembro em exposição. As barracas instaladas no local da feira (Praça Kennedy, próximo ao Clube Centro Português) comercializa peças de crochê e artesanato das 9 às 18 horas.

De acordo com o diretor de turismo Amarildo Torres, o evento é uma comemoração ao Dia Internacional do Artesão de Crochê, que é hoje. "Em Maringá existem 14 associações de artesanatos, com 300 artesãos e desses, 50 trabalham com o crochê. Existem diversos tipos de pontos no bordado, como o ponto corrente, ponto baixo, ponto baixíssimo e o ponto alto."

Torres ainda cita que a ideia surgiu em um evento que aconteceu em Curitiba. "Em uma viagem a Curitiba vi árvores enfeitadas e pensei que seria legal reproduzirmos aqui também tanto para divulgarmos o artesanato local quanto o turismo", afirma.

O vice-prefeito, Edson Scabora, esteve presente na abertura do evento e explicou mais sobre a importância da feira. "É algo que vai chamar atenção das pessoas que passam por aqui, fazer com que elas parem e conheçam mais o trabalho das crocheteiras e artesãs. Temos que usar a criatividade, para que o artesanato de Maringá seja conhecido e reconhecido por todos" disse.

O secretário da Seide, Francisco Favoto, destacou o trabalho das artesãs. "A praça ficou maravilhosa, e, justo hoje que é o dia delas, nada melhor que fazer essa feira. É algo diferente que chama atenção, ainda mais com essas árvores enfeitadas, algo jamais visto aqui em Maringá", comentou. A representante das crocheteiras, Lucimar Ortega, agradeceu pelo suporte e toda ajuda com os materiais.

"Muito obrigada a todos pelo apoio. Temos muitas pessoas que trabalham com o crochê, e às vezes essas pessoas só têm esse meio de renda. Esse trabalho só foi possível com a ajuda de todos os envolvidos."

ARTESANATO. Hoje é comemorado o dia do Internacional do Artesão de Crochê-MARCIO NAKA/PMM






Participe e comente