Minha página pessoal nas redes sociais está mais próxima da nova definição que adotei: Joel Cardoso Publisher. Nada de jornalista, editor, autor de livros, colunista, articulista, etc. Na realidade, esta foi a definição mais genérica que encontrei sobre Publisher: uma pessoa que produz, edita ou contribui para que uma boa história chegue ao público.

O livro Dicionário de Comunicação, escrito pelos consultores de comunicação Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbosa, é uma boa fonte de definições sobre publisher. Em seu conteúdo, de acordo com o dicionário, significa "conjunto de informações transmitidas pelos textos e imagens, em qualquer veículo editorial". O criador de conteúdo, portanto, é o jornalista ou o profissional de comunicação que tem envolvimento com a informação.

Em qualquer formato de mídia, seja jornais e revistas impressos, televisão e internet, há criadores de conteúdo como jornalistas, escritores, colunistas e especialistas. No entanto, neste mercado existem os chamados publishers, segundo a nomenclatura do jornalismo anglo-saxão, americano. No Brasil, o publisher é conhecido pelo trabalho de editoração. Tomara que esta mudança amplie meus mil seguidores, acesse o endereço facebook.com/RevistaConexaoPR

Participe e comente