Nesta quarta-feira, 10, o maestro e pianista João Carlos Martins se reunirá com regentes e coordenadores culturais da região de Maringá e Londrina, para divulgar o projeto "Orquestrando o Brasil" e agregar novas orquestras e bandas à iniciativa.

"O projeto começou como Orquestrando São Paulo. Na época, nós conseguimos 110 orquestras parceiras, mas junto com a fundação do Banco do Brasil tivemos a ideia de levar para o Brasil inteiro", explica o maestro e pianista João Carlos Martins.

"Orquestrando o Brasil" é uma plataforma digital que tem o objetivo de disseminar conteúdos relevantes, oferecendo capacitação para regentes e músicos e ser uma ferramenta para a troca de conhecimento. "Vamos visitar grupos interessados na arte e fazer uma reunião com os maestros locais e saber a importância que eles têm para a comunidade", revela.

Martins ainda ressalta que o projeto visa chegar a várias cidades do Brasil e formar em um único grupo uma grande orquestra. "Nossa intenção é disseminar a cultura, a arte pela música e o grande segredo é o poder da mobilização. A ideia é, em cinco anos, ter cerca de 1000 orquestras no Brasil, se tudo der certo", conta.

O portal ainda estabelece um contato diário com os milhares de profissionais e amadores da música que desenvolvem, projetos locais, incluindo corais, bandas e orquestras, construindo uma relação permanente e online de suporte e informação.

"O que queremos é ajudar estes grupos nas complexas tarefas de organizar uma orquestra e contribuir para que eles aprimorem suas apresentações", diz.

Martins ainda aconselha aqueles que desejam entrar no ambiente musical, tudo é uma questão de dedicação e persistência. "O conselho que eu dou, é para que estudem a música, a arte, tudo, e não desistam. Por isso, é preciso ter disciplina de atleta e alma de poeta, com essas duas armas, as pessoas vão muito além", ressalta.

Em Maringá, hoje, o encontro vai acontecer na Associação Comercial Empresarial de Maringá, (Acim), na Rua Basílio Sautchuk, 388 , centro, às 18h30, com entrada franca.


ARTE. João Carlos Martins, maestro e pianista, estará na cidadenesta quarta-feira: "Para ingressar na música é preciso ter disciplina de atleta e alma de poeta". — DIVULGAÇÃO

Participe e comente