Para manter sua independência e não sofrer nenhuma influência corporativa e por ser uma entidade cultural sem fins lucrativos, a União dos Profissionais das Artes, Jornalismo e Literatura- Unijore- obteve mais um importante apoio na fase que antecede a cessão de um espaço definitivo prometido pelo Poder Público para exercer suas atividades: ocupar provisoriamente uma das salas do Centro de Ação Cultural (CAC) para suas reuniões.

A cessão do espaço cultural foi possível graças ao canal direto que o secretário de Cultura, Miguel Fernandes mantém com os movimentos culturais da cidade. Ao saber via ofício as justificativas da Unijore, que continua aguardando a execução do Museu da Literatura e da Imprensa e a Sala do Escritor nos moldes da sala do advogado no Fórum, conforme promessa de campanha do prefeito Ulisses Maia e ofícios protocolados, viabilizou o pedido.

O planejamento da ocupação provisória de um espaço do CAC foi feito entre o secretário Miguel Fernandes e a coordenadora do centro cultural Yáskara Cristina dos Anjos, que acaba chegar de uma temporada de merecidas férias. Nesta semana pós eleições, ela receberá a diretoria da Unijore para fazer as adequações necessárias de ocupação. A principio, pelo menos no período pré-*Flim, as euniões serão feitas às segundas-feiras pela manhã.

Desde sua fundação, a Unijore, pelo seu caráter cultural, sem sede própria e evitando ligações corporativas, poderá voltar a ocupar espaços cedidos pelo O Diário, Câmara Municipal de Maringá e a pequena sala da redação da Revista Conexão Paraná, denominada Espaço Cultural RCP-Unijore. Embora agradecida por convites recentes de cessões de espaços corporativos ou empresarais, a Unijore evitará, por questões estatutária e ideológica, aceitar os convites

Fundado em maio de 1976 o Centro de Ação Cultural (CAC) ocupa o endereço, também provisório, na Avenida Paraná, n° 793, em frente ao estacionamento do Supermercado Camilo. A mudança se deve à reforma integral da antiga sede, na Avenida XV de Novembro, onde funcionava a Biblioteca Central. Também deverá ser o novo endereço de reuniões da Unijore, cujos sócios saberão de mais detalhes pelo grupo de WhatsApp.


A localização do CAC (Avenida Paraná 793) possibilitará mais facilidades nas reuniões administrativas da Unijore. Arquivo CAC. — JOÃO PAULO SANTOS

Participe e comente