Diante do cenário colorido e fantasioso, pais e filhos se divertiram com o 'Show dos Bichos', do grupo Cia Mão Dupla, na primeira Mostra de Teatro 'Prapiazada', na tarde de ontem, 9, no Teatro Reviver, em Maringá. As apresentações, com artistas locais, seguem até domingo, 13, nos teatros Barracão, Reviver, Calil Haddad e Parque do Ingá.

Gabriela Gomes, de 3 anos, não continha a alegria. Atenta ao espetáculo, largava o sorriso a cada cena, vidrada com a fantasia. Para a mãe, Manoela Gomes, levar a filha ao teatro foi um gesto importante, pois quer que a filha cresça conhecendo a arte. "É oferecer cultura, apresentar aquilo que é novo, diferente", afirmou.

O secretário de Cultura, Miguel Fernando, lembrou que serão 11 apresentações gratuitas e abertas a todos os públicos e explicou que essa é uma primeira experiência. "Estamos testando, analisando, para estarmos preparados para uma grande mostra o ano que vem", adiantou.

O nome "Prapiazada" refere-se à expressão 'piá', gíria típica do sul do país para se referir à criança. Comemorando o Dia das Crianças, a mostra integra uma série de atividades com objetivo de ampliar a oferta cultural à comunidade.

Nesta quarta, 10, será apresentado o espetáculo 'Contos e lendas indígenas', da Cia Fantokids, começa às 15 horas, no Teatro Barracão. E, também hoje, às 19h30, será apresentada a peça 'Um encontro de Romeu e Julieta', da Trindade Produções, no Teatro Calil Haddad (Av. Luís Teixeira Mendes, 2500).

Amanhã, quinta-feira, dia 11, às 15 horas, a Cia Tipos e Caras apresenta 'A grande viagem', no Teatro Barracão. Às 19h30, é hora do Circo teatro Sem Lona encenar 'Branca de Neve e a nossa história', no Teatro Calil Haddad.

No 'Dia das Crianças', sexta, dia 12, a companhia Pau de Fita apresenta 'Cinco histórias incríveis', às 10 horas, no Parque do Ingá (ao lado da Maria Fumaça). Às 15 horas, tem o espetáculo 'Uma noite encantada' da Cia Anamá, Teatro Reviver. Encerrando o dia, às 19h30, a Cia Manipulando encena "O fantástico carrinho do homem que contava história", às 19h30, no Teatro Reviver.

No sábado, 13, último dia, tem 'Histórias para crianças', da Cia Pedras, às 15 horas, no Teatro Reviver. Encerrando a mostra, às 19h30, o grupo Meu Clown apresenta 'Contando e cantando histórias', no Teatro Barracão. Os convites serão entregues com uma hora de antecedência na bilheteria dos teatros, de acordo com a lotação dos espaços. As apresentações têm classificação livre. ///PMM


EM CENA. As apresentações, com artistas locais, seguem até domingo, 13, nos teatros Barracão, Reviver, Calil Haddad e também no Parque do Ingá. — VIVIAN SILVA/PMM

Participe e comente