O Museu da Casa Brasileira, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil através da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, em São Paulo, promove o lançamento do livro "Belonging: Always!", de autoria do arquiteto Fernando Brandão, no dia 12 de novembro, segunda-feira, às 19h. O título celebra os 30 anos de carreira do profissional.

A publicação apresenta referências da arquitetura contemporânea brasileira por meio de textos, fotografias, desenhos, plantas e croquis de todas as fases da trajetória do arquiteto. Registros de trabalhos de identidade visual, instalações, estandes customizados para feiras, expografias, mostras de arquitetura e outros projetos idealizados para grandes marcas, como Itaú, Perdigão, Giroflex, Deca, Sesc SP, H. Stern, além da icônica Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

O trabalho do arquiteto é norteado por cinco princípios que dão nome aos capítulos do livro: acessibilidade, conectividade, sustentabilidade, identidade e humanidade. "Gosto de emocionar as pessoas, fazer com que elas se sintam completas", diz Fernando. Curvas, cores e ousadia para explorar espaços internos e externos marcam seus projetos de expografias, teatros, livrarias e parques do Brasil.

No exterior, Brandão venceu o concurso que escolheu o projeto do Pavilhão Brasileiro na Expo Universal de 2010, em Xangai, na China. Construído com madeira pinos, típica das florestas brasileiras, a obra bateu recorde brasileiro de público em um evento no exterior ao receber 2,6 milhões de visitantes. Três anos depois, tornou-se o primeiro brasileiro a ter um escritório de arquitetura em território chinês. Desde então, ele tem base em Xangai, onde também faz palestras e workshops em universidades como Fudan University Shanghai e Peking University.

Oriente

Com 768 páginas e fecho no estilo oriental, o título foi pensado como um presente chinês. "Hoje em dia, todos leem arquitetura em pequenos formatos, como nas fotos do Instagram e do Facebook. Esse livro, feito também em pequeno formato, transforma-se em um objeto de design que permite afeto – é um presente ao estilo chinês que busca transmitir gratidão, respeito, consideração e generosidade", explica o arquiteto. Foram impressos apenas 1.000 exemplares da publicação e conta com textos em português, inglês e mandarim. O lançamento tem o apoio de Nextera Brasilit e Cebrace.

Sobre o autor
Nascido em 1960, em São Paulo, Fernando Brandão é um importante arquiteto brasileiro da atualidade. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Santos - FAUSantos em 1985, foi diretor e vice-presidente da AsBEA (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura). Possui um escritório em Xangai, na China, desde 2013 - sendo o primeiro brasileiro a ter um escritório de arquitetura em território chinês. Fernando Brandão faz parte da Beijing DeTao Masters Academy em Xangai que engloba mais de 300 professores do mundo todo, sendo o único do chamado "terceiro mundo". Além disso, foi responsável pelo projeto expográfico da mostra 'Outros Planos: Brasílias', em 2010, no MCB. ///Dino

Participe e comente