Em um almoço de família, Clarice revela que está "boiando" nas aulas de filosofia, sem conseguir fazer a conexão entre todos os deuses gregos abordados pelo professor Salgado, e na obra Deuses para Clarice (Benvirá | 208 pp., R$ 34,90), Clóvis de Barros Filho se oferece para contar à filha tudo o que sabe sobre o assunto. E ele não conta apenas para ela; cria um grupo para troca de mensagens com outros alunos que, assim como Clarice, querem mergulhar no complexo universo de Caos, Gaia, Eros, Zeus, Cronos, Afrodite...

A curiosidade de Clarice é o combustível para a conversa. Com perguntas e comentários desconcertantes, como só os jovens são capazes de fazer, Clarice ajuda Clóvis a costurar a história dos deuses e a se aprofundar naquilo que mais chama sua atenção, sempre fazendo um paralelo com o mundo contemporâneo, para, como o próprio Clóvis explica, criar "pontos de apoio" e facilitar a compreensão.

Ao longo dessa conversa entre pai e filha, passamos pelos acontecimentos mais importantes da mitologia grega: Caos e o começo de tudo; o surgimento de Gaia, nosso planeta azul; a revolta de Cronos, que nos proporcionou a superfície para pisar e o tempo para contar; a guerra dos Titãs; Zeus e suas alianças para manter a ordem – o Cosmos -; entre tantos outros.

"Clóvis de Barros Filho, além de ser um expoente do pensamento público brasileiro, que frequenta da academia ao mundo corporativo, assume seu lugar na tradição de um tipo de escrita clássica que fala de problemas espirituais, filosóficos e históricos para seus filhos, ou seja, os mais jovens. E, ao fazer isso, dialoga com toda uma geração", diz o filósofo Luiz Felipe Pondé.

Em Deuses para Clarice, que conta com ilustrações de Nelson Cruz, Clóvis nos transporta para um mundo repleto de heróis, disputas, traições, amor e desejo, nos oferecendo sua visão particular sobre a mitologia.

Clóvis de Barros Filho é doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP e sócio do Espaço Ética. Palestrante, é autor de diversos livros, entre eles Shinsetsu: O poder da gentileza e A vida que vale a pena ser vivida.

SAIBA +
DEUSES PARA CLARICE
Ed. Benvirá, 208 páginas
Preço sugerido: R$ 34,90
Para mais informações: https://www.facebook.com/Benvira/

Participe e comente