Será realizada neste sábado, 12, a 35ª Feira do Clube do Vinil de Maringá. É a primeira reunião de 2019 dos colecionadores de discos da região maringaense que chega em sua 35ª edição desde 2014.

O evento no Mercadão de Maringá, à Avenida Prudente de Morais, 601, tem entrada gratuita, entre 10h e 19h. Os expositores apresentam discos de vinil (para compra, venda e troca), CDs, DVDs, camisetas, acessórios, artesanato, entre outros. O público pode levar discos para trocar com os expositores do evento.

Segundo a Forbes, a venda de vinil em 2018 foi recorde nos últimos anos com 9,7 milhões de cópias vendidas no mundo. Sendo 12% a mais que em 2017. A Inglaterra é o melhor mercado mundial, vendendo quase metade disso.

No mercado internacional os campeões de vendas são as reedições. Já na Inglaterra há boas vendas de lançamentos como o "Tranquility Base Hotel and Casino", do Arctic Monkeys, que vendeu 38 mil cópias no ano passado. O principal relançamento em vendas foi o "Thriller", do Michael Jackson, com 46 mil cópias.

Nacional

O mercado de novos se fortalece no Brasil, com duas fábricas e vários selos independentes. A expectativa é boa para 2019 com a previsão de diversos lançamentos de MPB, rock nacional, RAP, entre outros. Na loja maringaense O Porão Discos os mais procurados são discos de época em edições nacionais do Legião Urbana, Elis Regina, Nirvana e Pink Floyd. Além de edições estrangeiras de heavy metal, punk rock e alternativo. A Feira do Clube do Vinil de Maringá tem apoio do jornal O Diário.

Participe e comente