O autor Telmo Pedro Vieira, pedagogo, doutor em antropologia social e pós-doutor em sociologia da religião, lança a obra "Francisco de Assis e Francisco de Roma: o diálogo com o Islã". A obra traz diversas informações sobre os esforços de São Francisco de Assis e do Papa Francisco em relação ao Islamismo, com o intuito de exaltar tais personagens na luta contra a intolerância religiosa.

Predominou o enfrentamento nas relações do cristianismo e o islamismo, mas, também, houve certa convivência. Uma coexistência pacífica foi possível em alguns momentos da história: o primeiro, há 800 anos, com São Francisco de Assis e o Sultão do Egito, em 1219, quando trataram de uma possível paz que terminaria com as Cruzadas. O segundo ocorreu com a visita do Papa Francisco também ao Egito, onde se encontrou com Ahmed al Tayeb, Imã da Universidade do Cairo, quando ambos personagens repudiaram o terrorismo dos radicais.

"Francisco de Assis e Francisco de Roma: o diálogo com o Islã" é uma obra necessária nos tempos atuais, nos quais a intolerância religiosa ainda possui espaço. O trabalho de Telmo Pedro Vieira é tornar conhecidos os exemplos de Francisco de Assis e do Papa, para que cada vez mais pessoas e instituições se comprometam com a tarefa de facilitar a comunicação, o entendimento e a paz entre as religiões e os povos.

Autor

Telmo Pedro Vieira, graduado em Pedagogia UDESC/SC, Mestre em Antropologia Ibero-Americana e Doutor em Antropologia Social, ambos pela Universidad de Salamanca - USAL, Espanha, e Pós-Doutor em Sociologia da Religião pela Universidade da Beira Interior - UBI, Portugal. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Florianópolis. Pesquisador convidado do Centro em Redes de Investigação em Antropologia - CRIA, Portugal. Pesquisador e representante para o MERCOSUL do Instituto de Investigaciones Antropologicas de Castilla Y León - IIACYL, Espanha, e membro da Sociedad Española de Antropologia Aplicada SEAA. ///Dino

Participe e comente