Adotar um sistema integrado de gestão oferece muitos benefícios para o empresário que investe na inovação. Com os dados fundamentais para o negócio centralizados e a possibilidade de automatizar tarefas cotidianas, entre outras aplicações, um software do tipo promove ganhos significativos para a produtividade corporativa, que costumam resultar em menos despesas e mais lucro.

Destaque entre os atacadistas de moda nas regiões do Norte e do Nordeste desde a década de 80, a Mascate Malhas é um grande exemplo de como a mudança de sistemas tradicionais para os programas de gestão na nuvem pode afetar positivamente todos os aspectos de um negócio. Desde 2011 a empresa utiliza o Kamaleon ERP, totalmente baseado na nuvem e que trouxe maior praticidade aos processos burocráticos internos.

“Todos os dados foram centralizados em um só local, com acesso facilitado a todos, de qualquer computador, basta ter permissão e conexão com a internet. O cruzamento de informações e relatórios também se torna mais rápido, com mais embasamento para tomada de decisões e planejamento estratégico. No geral, houve grande economia de tempo e dinheiro na Mascate”, explica Hermano Aragão, sócio-diretor da Kamaleon T.I. e consultor na área de automação de gestão.

Em números, a maior vantagem notada pela empresa de malhas se deu no controle de estoque. Segundo avaliação interna, o balanço de inventário da Mascate teve o tempo reduzido em 86,6%. “Antes, eram necessários em média duas semanas para que todo o processo fosse realizado e lançado no antigo sistema - afinal, são cerca de 15 toneladas de malha para examinar. Após a adoção do ERP, no entanto, a tarefa passou a exigir apenas dois dias dos funcionários envolvidos”, explica Hermano.

Essa rapidez no balanço de estoque se traduz em muitos benefícios para a empresa. Se antes se realizava o procedimento apenas uma vez por ano, agora pode ser feito até bimestralmente, garantindo mais precisão no controle. Há ainda a possibilidade surgida de remanejar os funcionários para outras tarefas após a conclusão do processo, já que não ficam mais 15 dias presos com o inventário e podem se dedicar a outras atividades fundamentais para a empresa.

“As operações de venda e a transferência de mercadorias também ficaram muito mais práticas. O sistema possui códigos de barra e etiquetas próprios, bastando passar o produto no leitor que as informações, como nome e quantidade disponível, são preenchidos. Com isso, encontrar cada item no estoque ainda se tornou mais rápido”, aponta Hermano.

E não foi apenas no estoque que a Mascate Malhas conquistou ganhos após a implementação do Kamaleon ERP. O controle fiscal, por exemplo, também mostrou bastante avanço: “antes, havia um sistema para vendas e outro para emissão de notas fiscais, exigindo que todos os dados fossem inseridos uma vez em cada. Com o software integrado, agora a empresa faz tudo de uma só vez e com acompanhamento em tempo real do setor contábil”, comenta o consultor que acompanhou o processo.

Em geral, toda a integração e centralização de arquivos do negócio acabam gerando muitas vantagens para a atacadista. Não há mais necessidade de constantes trocas e redundância de dados entre os diferentes setores, já que está tudo no mesmo sistema, com acesso a todos. O fato do software ser online, completamente independente de um computador físico específico, ainda ajuda bastante ao economizar em servidores e infraestrutura de TI.

“Com processos mais eficientes e economia de tempo, naturalmente a Mascate também chegou a maior lucratividade e produtividade após a adoção do ERP Kamaleon”, finaliza Hermano.

Outras empresas também podem se beneficiar de um sistema de gestão, assim como fez a Mascate Malhas. Entre em contato e agende uma demonstração do ERP Kamaleon.

Acesse: www.kamaleon.com.br

Participe e comente