Aceita cartão? Muitos clientes não carregam dinheiro vivo no bolso, portanto, com a ajuda de máquinas e as cédulas transformadas em um simples "pedaço de plástico", existe a possibilidade de compras instantâneas e pagamentos a prazo de forma rápida e segura.

Antes, o cartão era conhecido somente por sua função de adiar o pagamento de dívidas. Hoje, o simples objeto evoluiu e se popularizou drasticamente ao levar o dinheiro resguardado "pra lá e pra cá".

Mas, assim como tudo muda, a realização de pagamentos, também. De cartão de visita à cartão de tarja magnética para cartão com chip e senha. E, voilà! Surgiram as tão conhecidas "maquininhas de cartões", cujo grande estouro se deu pela praticidade nas transações de compra e venda, rapidez de informações, possibilidade de pagamentos parcelados e segurança.

Evolução das formas de pagamento: sistema POS x TEF
Todo empreendedor sabe da importância de se ter ao menos uma máquina de cartão em seu estabelecimento, mas muitos se esquecem que cada equipamento conta com características únicas, podendo atender de forma satisfatória seu empreendimento, ou não. Por isso, a busca por auxílio é essencial para tirar dúvidas e encontrar a melhor opção de serviço:

POS (Point of Sale ou ponto de venda, em português): é conhecido como uma maquininha portátil fornecida pelas redes de cartões ou agências bancárias. É de fácil operação e faz sucesso entre os pequenos e médios varejistas. A venda é realizada por ela e o comprovante de pagamento pode ser impresso no mesmo aparelho.
Como qualquer outro produto, tem suas vantagens e desvantagens. A falta de integração com sistemas de gestão pode tornar o controle de vendas "imperfeito", já que abre espaço para fraudes internas. E, com as informações inseridas manualmente, pode ocorrer erros humanos, acarretando na perda de dinheiro.

O controle ineficaz referente às vendas realizadas pelo POS, deu espaço à criação do TEF.
TEF (Transação Eletrônica de Fundos): atende à legislação que determina a emissão do comprovante de pagamento realizado por cartão de crédito ou débito através do equipamento ECF. Sendo assim, é uma solução de pagamento que envolve organização e agilidade durante as transações financeiras. A frente de caixa (monitor, teclado, leitor de código de barras), compõem o funcionamento dos chamados Pin Pads, os quais são conectados no computador através de cabo dual (USB/Serial).

PIN PAD
Equipamento conhecido como "leitora de cartão", confundido muitas vezes com as maquininhas de cartões convencionais (POS). Para sua utilização, é imprescindível um convênio com o banco (conta corrente em que o dinheiro será transferido), além de um sistema de gestão, o qual "conversará" com o sistema TEF. E, a partir do momento em que é realizada a compra, a senha dos clientes é criptografada e todos os dados da operação são vinculados com o sistema de gestão, em seguida, o comprovante fiscal é impresso através da impressora do ponto de venda.

Os Pin Pads são desenvolvidos com processador de alta qualidade e tecnologia, aceitam cartões magnéticos e de chip. Normalmente são utilizados em supermercados, redes de fast food, farmácias, grandes lojas, restaurantes, bilheterias, entre outros estabelecimentos. As marcas, em sequência, mais conhecidas são Gertec e Verifone, as quais podem ser encontradas na M3 Automação .

Observação importante: correspondentes bancários, como Caixa Aqui, devem adquirir o Pin Pad diretamente com o fabricante.

Conheça esse e outros produtos em: m3automacao.com.br

Website: https://www.m3automacao.com.br/


Participe e comente