A maioria das pessoas já enfrentou alguma situação desconfortável como perceber um clima de tensão no ambiente de trabalho ou até mesmo se sentir desmotivado – ambas as situações fazem parte do que é amplamente conhecido no universo corporativo, como clima organizacional.

No mundo dos negócios é essencial que se mantenha o espírito competitivo e que se busque cada vez mais o 'estar' completo como instituição. Mas o que muitas empresas ainda precisam compreender é que a equipe é essencial para este processo.

Empresas que não investem nos fatores humanos podem ter problemas com uma equipe insatisfeita. O fator psicológico que caracteriza o clima organizacional, quando negativo, pode afetar a motivação, comportamento e desempenho da equipe, resultando em prejuízos ao negócio.

A maioria dos artigos sobre clima organizacional existente aponta que há três níveis na dificuldade de relacionamento: entre membros de uma mesma equipe; entre departamentos de uma empresa e entre liderança e equipe.

O consultor empresarial Adriano Nodari explica que são muitos os fatores que podem afetar negativamente o clima organizacional e que atualmente há consultorias a empresas em que testes são aplicados para se medir o clima.

"É importante que seja analisado o relacionamento entre setores, se existe cooperação entre a equipe, se as diferenças são respeitadas, se a função de cada membro da equipe é respeitada, se a comunicação é eficiente e clara, se toda a equipe tem as mesmas chances de promoção", ressalta.

PARA LEMBRAR 4 SINAIS DE QUE ESTÁ FAVORÁVEL

1 - Funcionários sentem que há planejamento para benefícios ou essa constante preocupação em prol de melhorias.

2 - O salário está na média oferecida pelo mercado.

3 - A equipe tem autonomia para realizar o trabalho. "Nas empresas em que a equipe não pode tomar iniciativas ou decisões, pode haver um clima ruim".

4 - O funcionário sente que os outros membros da equipe também gostam de trabalhar
no local.


EMPATIA. No relacionamento entre setores de uma empresa é indispensável cooperação entre comandados e líderes. — DIVULGAÇÃO

Participe e comente