O ano de 2018 está encerrando seu primeiro trimestre e o clima otimista, vivido nos últimos meses, já começa a dar sinal de resultados em vários mercados. O varejo anunciou a projeção de abrir mais de 20 mil novas lojas em 2018. Segundo a Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviço e Turismo (CNC) esse é o melhor resultado em cinco anos.

Alguns indicadores positivos já mostram que as contratações voltaram a acontecer, os empresários, que representaram demanda nos últimos anos de crise, finalmente se sentem mais confortáveis para tirar os pés do freio.

Nesse cenário, os profissionais que estiverem preparados têm muito mais chances de alavancar a carreira nos próximos meses. Historicamente o segundo e terceiro trimestres do ano costumam ser os melhores para contratação para média e alta gerência no mercado de marketing e vendas.

Mas por mais que a economia continue melhorando as vagas não surgem do nada, é preciso fazer um movimento em prol dessas novas oportunidades. Manter o networking aquecido, sem dúvida, é a melhor maneira de ficar pronto para ser encontrado nos próximos meses.

Esquentar os contatos, que estão sendo negligenciados há muito tempo, não é tarefa impossível. Acredite, o mais importante é começar de dentro para fora. Ou seja, comece contatando as pessoas mais próximas, amigos e colegas, pessoas com quem trabalhou no passado. A primeira camada da sua rede precisa saber quais são suas movimentações, são essas pessoas que vão pulverizar seu nome pelos quatro cantos. Intensificar atividades nas redes sociais é o segundo passo. É indispensável ativar sua participação nas redes de negócios, como por exemplo o LinkedIn. A plataforma vai te manter atualizado sobre as movimentações feitas por outros profissionais, além de espalhar mais rapidamente suas próprias mudanças.

Eventos e cursos

Outra maneira muito natural de aumentar o networking é participando de eventos e fazendo cursos. Ninguém acha estranho quando você se aproxima, e quer saber mais sobre a atuação de uma pessoa, quando ambas estão partilhando a mesma sala de aula. A mesma naturalidade é percebida em eventos, quando abordamos outro participante para conversar, trocar experiências e até cartões de visitas. A conexão é natural e orgânica.

Participar de eventos e iniciar um curso de extensão são formas de manter-se atualizado e investir em suas capacidades técnicas. Informação e conteúdo são indispensáveis para estreitar relacionamentos.

A conexão com pessoas importantes do seu mercado de atuação estará toda baseada em conteúdo e no que você tem para oferecer. Esteja atento ao mercado, de modo geral você precisa ser capaz de conversar sobre o que as empresas estão fazendo, quais são as maiores novidades, quais fusões e aquisições estão sendo negociadas.

Ao invés de esperar que uma vaga perfeita surja para você, descubra esses pontos de contato entre você e o restante do mercado. Tão importante quanto abrir seu leque de opções é ter foco para o que você deseja conseguir. Sem dúvida quanto mais pessoas você conhecer, maior será sua rede e mais chances você poder

PLANO. Na busca por projeção da carreira é importante manter contatos e anunciar disposição

Participe e comente