A NEC, líder na integração das tecnologias da informação e redes que beneficiam as empresas e as pessoas de todo o mundo, participou do workshop de telecomunicações ‘As novidades e o avanço do 5G no mundo’, que aconteceu no último dia 12 de abril, na FIESP, em São Paulo. O encontro abordou sobre as tratativas de regulamentação e padronização, definição de espectro, benefícios e projetos em andamento das redes de 5ª geração (5G).

Ao lado de representantes da FIESP, Teleco, Inatel, Anatel e Qualcomm, Wagner Coppede, diretor de soluções e engenharia da NEC, apresentou aos presentes os projetos pilotos que estão sendo realizados no Japão com a tecnologia 5G, incluindo os que a multinacional japonesa participa. "O país está se preparando para as Olímpiadas de 2020 e uma das plataformas que já estará em plena operação é a 5G, que proporcionará maior velocidade, confiabilidade para conexão massiva de sensores e qualidade na comunicação para os usuários, que habilitará a criação de novos serviços", afirmou.

O executivo apresentou várias iniciativas que estão em testes no Japão, como a aplicação em construção civil e para suporte a equipes após desastres naturais, que precisam de altíssima qualidade de imagem e baixíssima latência para o manejo de máquinas à distância. Também existem sistemas que trazem alta eficiência na rede por avançadas tecnologias de rádio transmissão com feixe direcionado para cada usuário por antenas MIMO (multiple-input, multiple-output) massivo, capazes de suportar altas taxas de dados.

As conexões 5G serão cerca de 100 vezes mais rápidas do que as atuais, além de conectar mais 1 milhão de dispositivos por quilômetro quadrado, aprimorando o IoT (Internet das Coisas). "Mais até do que a velocidade e a qualidade da rede, um dos grandes ganhos com o 5G é a redução de latência, ou seja, o tempo de resposta que um aparelho tem entre receber o sinal e executar a ordem, como um carro autônomo, por exemplo. Outro projeto piloto importante conduzido em Tóquio, é na área de segurança, que combinada com Inteligência Artificial, analisa em tempo real o comportamento de pessoas em multidão e reconhece indivíduos por meio do reconhecimento facial", contextualizou o executivo.

A NEC tem desenvolvido soluções que ajudam a suprir as demandas tanto das operadoras, quanto das empresas e governos. "Nosso objetivo é servir como facilitadora de serviços para a geração de novos modelos de negócios em diferentes nichos de mercado. Acredito que a plataforma 5G deve maximizar vários recursos e aplicações inovadoras, como as que utilizarão Inteligência Artificial, proporcionando mais ganhos para toda a sociedade", complementou Coppede.

Website: http://www.nec.com.br

Participe e comente