A Copa do Brasil se tornou uma "tábua de salvação" para Flamengo e Corinthians no segundo semestre. Para o time paulista, a situação é dramática. Preocupado com a queda nas oitavas de final da Copa Libertadores e a má fase no Campeonato Brasileiro, trocou de treinador. Jair Ventura vai ter de consertar todos os setores, defesa, meio e ataque, mas restam apenas quatro jogos até a taça.

O Flamengo está vivo no Campeonato Brasileiro, mas discute, a cada rodada, a permanência do técnico Maurício Barbieri. Também está fora do torneio sul-americano. Chegar à final da Copa do Brasil seria uma trégua na insatisfação das duas maiores torcidas do País. E será nesse cenário que os times vão duelar nesta quarta-feira, às 21h45, no Maracanã, no jogo de ida das semifinais.

A Copa do Brasil foi definida pela diretoria como prioridade assim que o Corinthians foi eliminado pelo Colo-Colo nas oitavas de final da Libertadores. Com uma vitória nos últimos oito jogos do Brasileirão, a equipe se limita a sonhar com uma vaga na próxima Libertadores. Em campo, Jair deve ser cauteloso. No treino de ontem, testou três volantes, mas não confirmou a escalação.

O Flamengo coloca todas as suas fichas neste primeiro jogo. Para isso, preparou um esquema especial para escalar dois jogadores que estavam participando de amistosos nos Estados Unidos: Lucas Paquetá (Brasil) e Cuéllar (Colômbia). Em parceria com o Cruzeiro, o time carioca fretou um avião para trazer a dupla e o zagueiro Dedé, que enfrentará o Palmeiras. O trabalho de recuperação muscular será feito no voo.

Mesmo diante da ameaça do Flamengo de ir à Justiça contra a escalação de Fagner, o Corinthians vai colocar o jogador em campo nesta quarta no Maracanã. "(O clube) Tem total segurança. Ele (Fagner) foi cortado pela CBF. Não foi um pedido de desconvocação feito pelo atleta. O Corinthians está tranquilo e trabalhando para que ele tenha condições de jogar", disse o diretor de futebol Duílio Monteiro Alves.

A reclamação do Flamengo é que, como Fagner foi convocado para a seleção brasileira, ele não poderia atuar pelo Corinthians, mesmo depois de ter sido cortado devido a uma lesão na coxa esquerda.


POLÊMICA. Fagner, cortado dos amistosos da seleção brasileira, se recuperou e fica à disposição da comissão técnica para enfrentar Rubro-Negro. — PETER LEONE/ESTADÃO CONTEÚDO

FLAMENGO-CORINTHIANS
Copa do Brasil
Estádio Maracanã (RJ), 21h45
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)

Flamengo Diego Alves; Pará (Rodinei), Léo Duarte, Réver e Renê; Trauco, Paquetá, Everton Ribeiro, Diego e Vitinho; Uribe (Berrio).
Técnico: Maurício Barbieri.

Corinthians Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Gabriel, Douglas e Jadson; Clayson e Ángel Romero. Técnico: Jair Ventura.


Participe e comente