Esporte de origem milenar, o Badminton era uma espécie de brincadeira bastante apreciada por alguns países da Ásia e da Europa. A ascensão do Badminton como jogo só veio muitos anos mais tarde. Precisamente, no século XIX, pelas mãos de militares ingleses que, encantados com o passatempo, decidiram levá-lo para a Inglaterra. No país, ele conquistou status de esporte e foi sendo adaptado até adquirir o estilo e regras que possui hoje.

O nome do jogo é homônimo e faz alusão à residência oficial do Duque de Beaufort´s, a Badminton House, lugar onde passou a ser tradicionalmente praticado.

Sobre o Badminton

No meio esportivo, a modalidade é considerada nova e, ainda, parcialmente desconhecida. Foi apenas em 1992 que ela atingiu a categoria de esporte olímpico. No Brasil, começou a ser praticado na década de 80.

É uma atividade de alta velocidade, semelhante a um jogo de tênis, porém com uso de raquetes e peteca - chamada volante - menos pesadas. As partidas do Badminton são divididas em três sets de 21 pontos e compostas por equipes de duas a quatro pessoas.

Também possui regulamentos simples de assimilar como, por exemplo, jogar sempre na diagonal, não deixar a volante sair do espaço delimitado da quadra e evitar que a peteca bata na rede, se isso acontecer quem pontua é o seu adversário. Sai vencedora a primeira equipe que pontuar dois sets consecutivos.

Benefícios de jogar Badminton

O Badminton proporciona diversos benefícios para a saúde e pode ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias. Sendo, inclusive, muito recomendado para quem está na terceira idade e para crianças - em especial as hiperativas, tímidas ou com dificuldade de concentração.

Em geral, esse esporte é realizado em quadras especializadas, mas nada impede que ela possa ser jogada ao ar livre - isso para partidas amadoras. O Badminton é o esporte ideal se você busca desfrutar momentos de diversão com toda a família e, ao mesmo tempo, deixar o corpo e a mente saudáveis. Além disso, o Badminton proporciona:

Alívio imediato do estresse: por ser um esporte veloz, as partidas demandam bastante movimento corporal, isso faz com que imediatamente sejam acionados os hormônios do relaxamento e bem-estar. Desse modo, todo estresse, tensão e agressividade causados pela correria diária de trabalho e estudo são mandados embora durante as partidas;

Emagrece e ajuda a definir o corpo: por ser um exercício aeróbico intenso, em apenas uma partida é possível queimar mais de 400 calorias a depender da sua duração e tipo físico do jogador. É a modalidade perfeita se você está querendo exterminar os quilos a mais, porém sem sofrer com a flacidez. O esporte trabalha todos os grupos musculares de uma só vez, ajudando no enrijecimento e definição total do corpo;

Desenvolve e melhora as habilidades cognitivas e motoras: durante toda a partida, os participantes precisam manter a concentração e agilidade, por isso, é um dos esportes que mais promove benefícios especialmente para idosos, crianças e adolescentes. A atividade física auxilia no desenvolvimento e manutenção da coordenação motora, ganho de flexibilidade corporal, bem como aumento de capacidades cognitivas - foco, noção espacial, raciocínio lógico, etc.;

Aumenta a imunidade e combate doenças crônicas: jogar Badminton regularmente melhora a saúde do organismo como um todo e contribui para afastar doenças crônicas, a exemplo do diabetes, hipertensão e doenças articulares como a artrite e osteoporose.

Venha jogar Badminton no Santa Mônica Clube de Campo

O Santa Mônica Clube de Campo é considerado um dos maiores clubes da América Latina e conta com inúmeras atrações sociais, culturais e esportivas para você curtir com toda a família e, também, fazer novas amizades.

Atualmente, o Clube conta com o Curso Esportivo de Badminton (Escolinha) destinado às crianças que desejam aprender os primeiros ensinamentos dessa modalidade esportiva; pré-equipes, formadas por alunos saídos da Escolinha e que buscam se tornar atletas de Badminton; e com equipes competitivas compostas pelos atletas que representam o Santa Mônica em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Para conhecer todas as atividades do Santa Mônica Clube de Campo e se tornar um associado acesse https://www.santamonica.rec.br/esportes/badminton/

Website: https://www.santamonica.rec.br/esportes/badminton/

Participe e comente