O café é, depois da água, a bebida mais consumida em todo o mundo. Considerado um alimento nobre e saboroso, ele é parte da cultura de muitas sociedades ao redor do globo, e, por isso, sempre é um dos candidatos a estar presente na mesa de qualquer pessoa.

Você sabia que, além de popular, o café é tido por muitos especialistas como uma bebida que pode trazer muita saúde? Algumas das características desse alimento podem favorecer o funcionamento do sistema corporal, garantindo longevidade e qualidade de vida, e, em alguns casos, até o emagrecimento pode ser considerado um efeito da bebida.

Ainda não acredita que isso seja verdade? Ficou curioso para saber se existe o café que emagrece e se ele, realmente, consegue trazer tantos benefícios para sua saúde? Aproveitamos o Dia Mundial do Café pra contar um pouco mais sobre o que essa bebida pode fazer por você!

Tem ação termogênica, que favorece o emagrecimento saudável e eficiente
O café é um termogênico poderoso e capaz de mudar completamente o metabolismo corporal de quem consome essa bebida. É por isso que esse ingrediente está sempre presente na composição de estimulantes para o dia a dia ou para a prática de exercícios físicos. Essa característica do café também é muito interessante para quem está querendo emagrecer. Com o metabolismo acelerado é mais fácil para o organismo utilizar as reservas de gordura para produzir energia e, dessa maneira, incentivar o emagrecimento.

O café estimula a atenção, memória e concentração
Pense em uma bebida que pode fazer muito bem para o funcionamento do seu cérebro: essa é o café. Uma das pesquisas na área da saúde mais populares realizada nos Estados Unidos, a NHANES (Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos), mostrou que o café atuava com efeito protetor contra o desenvolvimento de doenças, como o Alzheimer, o Parkinson e a Diabetes. Pelo menos três xícaras da bebida por dia podem reduzir em até 50% o risco de desenvolver essas doenças. Além disso, beber café regularmente pode te deixar mais atento, concentrado e com boa memória, por conta da presença da cafeína em sua composição.

Faz muito bem para a saúde do fígado
Quem toma café também tem o fígado mais saudável. Pelo menos é o que aponta o Instituto Nacional do Câncer de Bethesda, em Maryland, nos Estados Unidos. Pesquisadores do Instituto afirmam que o café conta com compostos que reduzem a produção de fibrose em pacientes com quadros de esteatose hepática (ou gordura acumulada no fígado). Essa vantagem é vista não apenas nesses pacientes, que podem adotar a bebida como parte do tratamento, como também em indivíduos que querem evitar o desenvolvimento da doença.

Ação antioxidante poderosa e protetora
Essa é bebida rica em compostos antioxidantes, que protegem o organismo da ação de radicais livres que agem diretamente na lesão e envelhecimento das nossas células. Essa ação protetora oferecida pelos radicais livres favorece a proteção de tecidos mais sensíveis ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como a mama, próstata, bexiga e fígado. Por isso, além de retardar o envelhecimento dos tecidos corporais, o cafezinho do dia a dia atua como um importante protetor contra o câncer.

Importante para a saúde cardiovascular
Você sabia que ele também pode ser bom para o seu coração? Essa bebida é rica em um composto chamado flavonoide (também muito encontrado nos vinhos tintos), e que é conhecido por melhorar o funcionamento de todo o sistema cardiovascular. Dessa maneira, o risco de desenvolver doenças cardíacas é relativamente menor em quem tem o hábito de tomar café.

Tem cafeína e pode auxiliar no tratamento da dor de cabeça
Se você já parou para conferir a bula de seus remédios para dor de cabeça, deve ter percebido que um dos compostos encontrados nos medicamentos é a cafeína. Esse termogênico é um dos responsáveis por controlar as dores de cabeça, já que aumenta a vascularização dos tecidos cerebrais e diminui a contração dos vasos, que pode ser responsável pelo sintoma desconfortável das dores.

Alimenta e prolifera a flora bacteriana, protegendo o trato gastrointestinal
Um poderoso alimento para a flora bacteriana, a bebida pode auxiliar no desenvolvimento de doenças no trato gastrointestinal por conta de suas características nutricionais, que aumentam a produção de bactérias saudáveis nesta região. Dessa maneira, é mais fácil controlar o desenvolvimento de bactérias patogênicas e que podem prejudicar a saúde do tecido. O café Katigua (confira o link no final da matéria) é um bom exemplo de bebida que combina a cafeína com outros compostos igualmente termogênicos para tornar o efeito emagrecedor dessa bebida ainda mais eficiente. Além disso, a concentração de inulina nesse produto é um excelente controlador do apetite, favorecendo o baixo consumo de calorias. O café é uma bebida poderosa, saborosa e saudável, que não deve de maneira alguma faltar na sua rotina.

Que tal uma deliciosa xícara de café para saborear agora depois de ler esse artigo?
https://www.gruponatubell.com.br/produto/cafe-katigua-100g/

Website: https://www.gruponatubell.com.br/produto/cafe-katigua-100g/


Participe e comente