Novembro chega ao fim e é hora de começar a faxina de fim de ano. Para a especialista em organização Heloísa Pita, é importante começar com uma lista com todas as tarefas (atividades) pretendidas antes do Natal: isso evita esquecer de algum item importante.

Antes de limpar cada ambiente é interessante aproveitar o fim de ano para fazer uma sessão "desapego". Para ganhar praticidade, vale separar objetos e roupas em três sacolas (doação, conserto, lixo). "As pessoas tendem a desapegar melhor agora no fim de ano, pois estão mais sentimentais, querem ajudar as pessoas mais necessitadas", diz.

A limpeza e organização devem começar, de preferência, quatro semanas antes do Natal. Um dia por cômodo e logo a faxina termina. Se a pessoa não conseguir planejar a limpeza e a organização da casa, pode se concentrar nas áreas de maior circulação como banheiros, cozinha e salas de estar e jantar.

A orientação de Heloísa é sempre começar de cima para baixo e de dentro para fora, esse é o fluxo correto para que nenhum cantinho escape. Normalmente as pessoas não organizam a casa e sim arrumam, o que é bem diferente. Organizar é praticidade, é ter um lugar fixo para cada coisa. Há uma lógica para aquele objeto estar ali, todos da família sabem onde está e como guardar de volta. Já arrumação é simplesmente pegar todos objetos e sair colocando dentro dos armários, sem critério.

Para quem irá receber visita por vários dias as providências iniciais são lavar ou comprar travesseiros, roupa de cama e banho, verificar onde o hóspede irá dormir, se terá conforto. Se no quarto de visita tiver um guarda-roupa, verificar se há uma parte do armário livre para a visita guardar seus pertences.

Às vésperas da chegada do visitante, abastecer a geladeira e despensa de alimentos e acrescentar itens de higiene extras no banheiro são providências importantes.

A lista de compras de mercado e presentes (amigo secreto etc.) feita com antecedência evita correria e a decepção de não encontrar mais o que se procura. Para quem ainda não fez isso, montar a decoração natalina é uma forma de relaxar e deixar a casa mais acolhedora e festiva.

Para quem terá convidados para as festas, essa é a hora de verificar se a quantidade de pratos, talheres, copos e cadeiras será suficiente para todos os convidados, evitando de sair comprando itens na última hora.

Outra solução é procurar empresas que alugam o que faltar, da toalha aos copos, taças e talheres. Alugar, nesse caso, é uma boa solução para evitar o acúmulo de objetos sem uso durante o ano todo só ocupando espaço na casa.


ORGANIZAR. "As pessoas tendem a desapegar melhor agora no fim de ano", diz Heloísa Pita. — JC FRAGOSO

Participe e comente