Foi inaugurada, na manhã de hoje (17), a pista de manobras do Aeroporto Sílvio Name Júnior, em Maringá. A solenidade contou com a presença do comandante da Força Aérea Brasileira, o tenente-brigadeiro Juniti Saito e do comandante do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), coronel Luiz Ricardo de Souza Nascimento. Com a construção dos 13 mil m² do pátio, a área total da pista que já tinha 19 mil m² passa a ser de 32 mil m².

O superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, ressalta que a nova área de manobras vai permitir que aeronaves de grande porte, como boeings, pernoitem na cidade. "Agora o avião que chegar no voo da meia-noite pode pernoitar e decolar com tripulantes as cinco da manhã. Antes ele tinha que ir embora por falta de espaço. Isso reduzia nossa capacidade de atendimento", ressalta.

O principal objetivo é reforçar a estrutura para atender a crescente demanda por passageiros que saltou de 217 mil, em 2008, para 660 mil, no ano passado. A ampliação vai permitir ainda que os voos internacionais do aeroporto de cargas, que atende o Porto Seco de Maringá, voltem a acontecer após 1 ano e meio paralisados. Segundo Valêncio, a intenção é fazer decolagens e aterrissagens de voos dos Estados Unidos a cada 15 dias para atender os setores de exportação e importação da região.

Participe e comente