Nesta terça-feira (25), o plenário da Câmara Municipal de Maringá rejeitou, por nove votos a seis, projeto do vereador Jones Dark (PP) que proíbe o transporte de valores do Aeroporto Regional Silvio Name Junior para qualquer instituição bancária do município, em dias úteis, das 8h às 19h. Este deverá ser realizado, preferencialmente, aos sábados, após às 12h.

Em primeira discussão, foram aprovados, por unanimidade, uma série de projetos de vereadores nomeando vias públicas de Maringá.  Do vereador Carlos Sabóia (PMN), denominando Vereador Victor Manoel Hoffmeister a Rua 44016, na Zona 44, e denominando o Parque do Ingá de Prefeito Adriano José Valente.

Do vereador Belino Bravin (PP), denominando Pedro Cano a Rua 44025, na Zona 44; e Felipe Fernandes a Rua 34016, na Zona 34.

Da vereadora Márcia Socreppa (PSDB), denominando Rua Rosa Cassiolato Bertoni a atual Rua 25.249, situada na Zona 25, em toda sua extensão; denominando Cacilda Sala Cossich a Rua 43239, na Zona 43, e Luiz Cossich a Rua 43241, no mesmo bairro; Honorato Vecchi a Rua 48045, e Vitoria Vecchi a Rua 48044, as duas na Zona 48.

Do vereador Ulisses Maia (SDD), nomeando José Oswaldo Maia a Avenida 61021, e Pioneiro Joaquim Ferreira Dias a Rua 61003, ambas na Zona 61; Pioneira Odília Silva Rocha será o nome da Estrada I, na Zona 29.

Dos vereadores Carlos Mariucci (PT) e Luciano Brito (PSB), denominando Comendador Alberto Milagres a Avenida 47061, na Zona 17.

Do vereador Humberto Henrique (PT), chamando de Pioneiro Luiz Gavioli a Avenida 36583, e e Augusto Campanha a Rua 36584, ambas na Zona 36; Alvarinda Ferreira Jorge a atual 23 de setembro, no Conjunto Santa Terezinha, no Distrito de Iguatemi.

Do vereador Edson Luiz Pereira (PMN), denominando Pioneiro Masizi Inumaru a Rua 38041, na Zona 38; Pioneira Shizue Inumaru a Rua 38033, no mesmo bairro; João Carneiro Filgueiras a Rua 36582, na Zona 36.

Do vereador Luiz Carlos Pereira (PTC), denominando Sindicalista Antônio Luiz de Jesus a Rua 31073, na Zona 31.

Em primeira discussão, por unanimidade, foi aprovado projeto da vereadora Carmen Inocente (PROS) que autoriza a criação do serviço de atendimento telefônico à população denominado Disque-Saúde. A novidade servirá para receber denúncias, além de possibilitar aos cidadãos informações sobre todos os serviços de saúde oferecidos pelo município. Todo atendimento gerará um número de protocolo que possibilitará o acompanhamento do status da solicitação

Foi retirado de pauta, por uma sessão, projeto dos vereadores Mário Verri (PT) e Ulisses Maia (SDD), que estava em primeira discussão, transformando a Rua Antônio Carniel em Eixo de Comércio e Serviço em toda sua extensão.

Em segunda discussão, foi aprovado, por 14 votos, projeto da vereadora Carmen Inocente (PROS) instituindo o Comitê de Estímulo ao Parto Normal de Maringá integrado por várias instituições, entre elas, 15ª Regional de Saúde, Pastorais da Saúde e Criança da Arquidiocese, Secretaria Municipal da Mulher e Sociedade Médica de Maringá.

Em discussão única, foi aprovado, por 12 votos, decreto legislativo que autoriza licença ao prefeito Roberto Pupin (PP), de 1º a 6 de Dezembro, para participar da Conference of the Parties (Cop 20), em Lima, no Peru. O objetivo do encontro será discutir o aquecimento global que contribuirá para o esboço do próximo acordo sobre o clima, que substituirá o Protocolo de Kyoto na COP 21, em 2015, em Paris (França).

Participe e comente