A Revista Exame divulgou nesta quinta-feira (10), uma reportagem com a lista das 100 melhores cidades para investir em imóveis no Brasil, em que Maringá aparece na 23ª colocação e como segunda melhor do Paraná. Foram analisadas pela consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária as 5.553 cidades com menos de um milhão de habitantes, o que representa 99% dos municípios brasileiros.

De acordo com a revista, as 100 cidades "são regiões que devem se destacar no mercado imobiliário brasileiro nos próximos anos por possuir não só uma demanda aquecida, como de qualidade". A Prospecta Inteligência Imobiliária levou em conta a renda per capita elevada, alto nível de instrução e de vínculo empregatício da população, grande número de empresas atuantes, déficit imobiliário elevado, entre outros itens.

Maringá ficou com pontuação de 0,618 sendo considerado como ótimo os potenciais para investir em imóveis de alto, médio e baixo padrão, e déficit habitacional de 44%. O estudo leva em consideração as características dos consumidores, apresentando as regiões onde os moradores têm mais condições de adquirir produtos imobiliários em um futuro próximo.

O prefeito Roberto Pupin recebeu com satisfação a classificação de Maringá, destacando o potencial do mercado imobiliário local e as condições criadas pelo poder público para incentivar ainda mais o setor. "Criamos o Agiliza Obras e outras ferramentas facilitadoras da aprovação de projetos de obras, seguindo uma exigência de um mercado em constante expansão. Desde 2011 estamos liberando mais de um milhão de metros quadrados de área para novas obras, e o município tem 60 obras de grande porte em andamento. A expectativa, mesmo diante de um cenário desfavorável, é que o mercado imobiliário mantenha o vigor".

Em agosto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a população de Maringá cresceu 1,4662% de 2014 para 2015, sendo a segunda cidade do estado que mais cresceu, em termos de proporção. "Além do crescimento natural da população, muitas pessoas têm se mudado para Maringá em busca dos bons serviços prestados e qualidade de vida oferecida na cidade. Nosso município é bem planejado com atuação ativa da sociedade civil organizada".

Destaque

Além de ser a 23ª melhor cidade para investir em imóveis no Brasil, Maringá é destaque em outras áreas como:
-Melhor cidade do Brasil em desenvolvimento Urbano;
- 1ª cidade do Paraná em saneamento do Estado, 2ª do Brasil;
- Melhor aeroporto em potencial do Estado, 6º do Brasil; (revista Airportinfra 2014)
-Melhor cidade para se criar os filhos do Estado, 8ª do Brasil; (revista Exame 2014)
- 2ª maior balança comercial do Paraná, 6ª do Brasil; (SECEX/ MDIC2014)
- 2ª maior em exportações do Estado, 15ª do Brasil;  (SECEX/ MDIC2014)
- 2ª melhor em negócios do Estado, 15ª do Brasil; (revista Exame 2013)
-2ª maior e melhor cidade do Paraná, 25ª do Brasil; (Delta Economics & Finance 2014)
- 2ª maior IDH (IBGE 2010) do Paraná; 23ª do Brasil;
-2ª no melhor combate à mortalidade infantil do Paraná, 5ª melhor do Brasil; (DATASUS 2011)
-2ª melhor cidade para se viver no Estado, 38ª do Brasil (revista Exame 2014);
-3ª cidade do Paraná em geração de empregos, 13ª do Brasil (CAGED/2013)

Participe e comente