Maringá está entre as melhores cidades do país para abrir uma empresa. De acordo com o mapeamento realizado pela Endoaver Brasil, e publicado na última edição da Revista Exame, a cidade ocupa a 11ª posição do ranking, com índice de 6,41, à frente de 15 capitais brasileiras.

São Paulo lidera a lista, com Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 8,45, seguida por Florianópolis (SC), com 8,36, e Vitória (ES), com 7,7. Com 6,54, Curitiba é a oitava no mapeamento das melhores cidades para ser empreendedor no Brasil. Londrina ocupa a 17ª posição, com ICE de 5,73.

O ranking considerou 32 cidades, sendo 22 capitais e 10 cidades do interior. Para selecionar os municípios analisados, a Endeavor considerou os locais com maior presença de empresas de alto crescimento. Foram considerados sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. A partir desses indicadores, foi calculada uma nota para cada município.

Segunda a reportagem da Revista Exame, Maringá se destaca pela oferta de mão de obra qualificada, além da alta proporção de alunos com boa qualidade de ensino - considerada a quinta melhor do estudo. A matéria cita ainda o programa Bom Negócio Paraná, da Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), voltado para empreendedores.

A Endeavor Brasil é a maior organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto. Esta foi a quinta reportagem da Revista Exame a destacar Maringá este ano. Em março, a cidade foi destaque do ranking elaborado pela Delta Economics & Finance como a melhor do Paraná e uma das melhores do país para criar filhos.

Na edição de maio, o site Exame.com colocou Maringá entre as 20 cidades brasileiras com melhores índices na geração de empregos no primeiro trimestre do ano. Uma matéria publicada em agosto destacou as cidade investem em ganhos de inteligência no Brasil, em que o planejamento urbano de Maringá foi considerado o melhor do país, com 7,9 de nota, no índice que varia de 0 a 8. Além disso, a cidade ocupa o 16º lugar entre as mais inteligentes do Brasil, em pesquisa realizada pela consultoria Urban Systems.

Em setembro, a revista publicou uma reportagem com a lista das 100 melhores cidades para investir em imóveis no Brasil, em que Maringá apareceu na 23ª colocação e como segunda melhor do Paraná. Foram analisadas pela consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária as 5.553 cidades com menos de um milhão de habitantes, o que representa 99% dos municípios brasileiros.

Participe e comente