O senador Alvaro Dias (Pode-PR), estará hoje em Maringá para visitar a 46ª Expoingá - que acontece até o dia 14, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Alvaro Dias já foi deputado estadual de 1971 a 1975; duas vezes deputado federal de 1975 a 1983; governador do Estado do Paraná de 1987 a 1991 e, está no quarto mandato como senador da República. Os demais mandatos foram de 1983 a 1987, 1999 a 2007 e 2008 a 2016.

Agora, ele que já tem um longo histórico político, pretende se lançar na disputa do cargo "mais alto" do país - o de Presidente da República. Em entrevista ao jornal O Diário do Norte do Paraná, ele fala sobre a pré-candidatura e o atual cenário político do Brasil. Confira:

O Diário - Senador, o senhor é pré-candidato nas Eleições de 2018. É a primeira vez que se candidata à Presidência da República?

Alvaro Dias - Sim. Recebi a convocação do Podemos para ser candidato à presidência da República com o maior entusiasmo possível. Tenho feito oposição nos últimos anos. Agora chegou a hora de propor soluções para melhorar o País.

O senhor quer extinguir a possibilidade de reeleição para a Presidência?
Acho que a reeleição não deu certo. Temos de alcançar uma maturidade política para voltarmos a discutir esse assunto. Foi um erro. Eu proporia sim o fim da reeleição.

O senhor já foi do PSDB. Terá o apoio dos tucanos ou a possibilidade de compor uma chapa com eles, mesmo estando fora do partido?
Não existe a possibilidade de compor uma chapa com o PSDB. O partido é parte do modelo que eu combato.

Como o senhor analisa o atual cenário econômico brasileiro?
O Brasil foi assaltado nos últimos anos, e teve, praticamente, a falência decretada no campo econômico. Os altos níveis de desemprego e fechamento de empresas evidenciam essa triste realidade. Precisamos refundar a República. Começar do zero. E isso só um presidente legitimado pelo voto pode fazer: ter autoridade para promover reformas e fazer com que a confiança nos negócios aumente, e que os empregos sejam retomados

O que o senhor pensa sobre a Operação Lava Jato?
A Lava Jato só merece aplausos, porque revelou ao País toda a rede de corrupção envolvendo o público e o privado. Várias autoridades foram presas, incluindo um ex-presidente da República, o que fez nascer um novo sentimento de Justiça.

O que pensa sobre a Expoingá?
A Expoingá é uma das maiores e mais importantes feiras do Paraná. Um orgulho para o nosso Estado. É todo o potencial da agricultura e a riqueza do agronegócio em exposição.
O senador concluiu agradecendo o apoio do povo paranaense.


CANDIDATURA. Alvaro Dias , pré-candidato à Presidência, afirma que é necessário refundar a República. — ARQUIVO DNP

Participe e comente