Na próxima semana, a Prefeitura de Maringá vai publicar o edital de licitação para contratação de empresa que fará o recapeamento dos 12 km da Avenida Prefeito Sincler Sambatti, o Contorno Sul - construído há três décadas. A licitação, no valor de 13,4 milhões, será aberta na segunda quinzena de setembro.

O Contorno Sul liga a PR-317 - saída para Campo Mourão - até a BR-376 - saída para Londrina e Curitiba. O trânsito de caminhões é intenso no trecho. A pista tem muitas ondulações, fissuras, alguns buracos e falta acostamento em alguns pontos.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da prefeitura, "a obra exige um aporte financeiro bem razoável. É preciso buscar recursos e esse é um processo demorado. São várias obras. O que vai se fazer com recursos de cerca de R$ 13 milhões é apenas paliativo".

Viadutos

Há, também, um anteprojeto de cerca de R$ 240 milhões que prevê obras maiores no Contorno Sul. Mas, segundo a assessoria da prefeitura, não há previsão de se tornar um projeto, efetivamente. Por enquanto é apenas uma proposta que está sendo apresentada aos moradores da região.

Em julho, ocorreu uma audiência pública para debater sobre o assunto. A audiência foi convocada pelo Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas da comunidade local. Cerca de 200 pessoas foram conversar com a administração, representada pelo vice-prefeito, Edson Scabora, para análise e aprovação do anteprojeto.

Quando foi construído, o Contorno Sul não incorporou galerias pluviais para escoamento das chuvas. O anteprojeto em análise inclui as galerias pluviais, pontes, abertura de três novas pistas, viadutos e trincheiras, além de nova sinalização vertical, horizontal e semafórica. Reforma visa a redução de acidentes, fluidez no trânsito, e, de acordo com a administração, pode contemplar ainda ciclovia do lado norte que reúne a maior área comercial e residencial.

"A recuperação definitiva do contorno exige um investimento muito alto e a administração estará a disposição da comunidade para ouvir e consultá-los antes de iniciarmos obras no Contorno Sul", disse o vice-prefeito, Edson Scabora.


PISTA. Contorno Sul liga a PR-317 - saída para Campo Mourão - até a BR-376 - saída para Londrina e Curitiba e tem tráfego intenso de caminhões e veículos leves. — JOÃO PAULO SANTOS

Participe e comente