O Parque do Ingá completa 47 anos de fundação nesta quarta-feira,10, um dos principais cartões-postais da cidade, com o retorno do passeio de trenzinho – desativado em 2005. Segundo o gerente do Parque do Ingá, Adeilson Silva, devido ao mau tempo a programação para o aniversário do parque será realizada na quarta-feira, 17.

"Na realidade estamos programando atrações desde hoje, mas devido às chuvas mudamos a programação para quarta-feira, dia 17. Uma das nossas surpresas é a volta do trenzinho dentro parque", afirma.

O trenzinho volta a funcionar de quinta-feira a domingo, a partir das 9h30. Neste primeiro momento, em caráter experimental, a Cocamar, o Sicredi União, a rede de supermercados Cidade Canção, a Planenge Engenharia vão custear o funcionamento da atração pelo período de três meses.

Na sequência, a prefeitura estuda a possibilidade de abrir licitação para a concessão do serviço. "Na quinta e sexta-feira, vamos agendar horários comas escolas, para que os alunos façam o passeio pelo parque. Já no sábado, domingo e feriado o trenzinho será aberto ao publico", conta.

O trenzinho tem capacidade para transportar cerca de 45 pessoas. O passeio não terá custo, mas será solicitado a doação de um quilo de alimento não perecível, a ser destinado para entidades assistenciais da cidade. "Esse é um projeto em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense de Maringá (Provopar)", ressalta.

A atração deve aumentar o número de visitantes no Parque do Ingá, que gira em torno de 40 a 60 mil por mês. Além do trenzinho, a administração providencia a restauração da Maria Fumaça, a primeira locomotiva da cidade, que deve ficar pronta em dezembro e permanecerá em exposição no Parque do Ingá.

"O parque faz aniversário, mas quem ganha o presente é a população. Tudo o que há e as ações promovidas são para privilegiar o meio ambiente e os visitantes. Hoje temos pedalinho, lanchonete e trilhas que podem ser agendadas pelas escolas em que falamos sobre a fauna e flora da cidade", diz.

Reserva

O Parque do Ingá é uma reserva florestal de 47,3 hectares urbanizada em 1970. No Parque do Ingá ainda existe a gruta de Nossa Senhora Aparecida, um Jardim Japonês que foi inaugurado em 1978 em homenagem ao então príncipe do Japão Akihiro e a esposa Michiko que visitavam a cidade naquele ano.

Em 2014 foi inaugurado os novos pedalinhos sendo cinco imitações de caravelas e cinco cisnes, um parque infantil da área verde e uma lanchonete. O entorno do Parque do Ingá possui uma pista de caminhada de aproximadamente três quilômetros e uma Academia da Terceira Idade (ATI).

A atração deve aumentar o número de visitantes no Parque do Ingá, que gira em torno de 40 a 60 mil por mês. REPRODUÇÃO

Participe e comente