O secretário de Obras Públicas (Semop) de Maringá, Marcos Zucoloto promete a entrega dos "viadutos sacis" no Contorno Norte até o final de 2019. A Câmara de Vereadores pediu explicações ao secretário sobre a recusa, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit), do anteprojeto para a construção de seis viadutos que estão incompletos, com pista simples.

Após a recusa do Dnit, que pedia mais informações sobre as obras, a prefeitura decidiu refazer os projetos.

A administração argumentou que o Dnit mudou as regras de avaliação e que, por esse motivo, os projetos não atendiam mais aos critérios e, por isso, a necessidade de reiniciar os planos.

Zucoloto esteve na Câmara ontem onde foi questionado por 12 dos 15 vereadores. "As empresas se credenciarão para apresentar um projeto básico, projeto executivo, nota técnica, justificativa da solução técnica e orçamento. Isso que foi pedido pelo Dnit", informou Zucoloto.

Licitação

A Procuradoria da prefeitura, após consultar o Dnit, avaliou que seria melhor revogar a licitação em andamento porque havia muitos problemas e começar novo procedimento. O próprio Marcos Zucoloto foi para Brasília esse ano avaliar a situação.

Será aberta uma nova licitação prevista para o dia 27 deste mês. A partir disso, serão aproximadamente 390 dias até a entrega da obra.

A licitação da obra será pelo menor preço com contratação global. Sendo que mais de uma empresa poderá executar a obra formada por seis viadutos que estão incompletos .

Em torno de R$ 12 milhões – metade do custo previsto - já estavam disponíveis na conta do município e são corrigidos.

Participe e comente