O Parque Cidade Industrial, que está em fase de implantação no prolongamento da Estrada Pinguim, região sul de Maringá, deverá render muitos empregos. O local abrigará diversas indústrias e empresas, e já para o primeiro semestre do próximo ano, está previsto o início da construção da primeira planta do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), que ao fim de todo o seu processo de extensão, deverá empregar cerca de 400 funcionários.

A empresa investirá mais de R$ 80 milhões em uma área de 95,5 mil metros quadrados para a implantação do Centro de Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Biológicos, envolvendo cinco fábricas e um centro de armazenagem de produtos acabados. "Somente ela, como nos foi informado, quando concluir sua extensão, deverá empregar cerca de 400 funcionários. A obra está com o projeto executivo aprovado na Secretaria Municipal de Planejamento [Seplan], e irá favorecer a geração de inúmeros trabalhos para profissionais de alta formação científica, além de mão de obra especializada", comenta Francisco Favoto, titular da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide).

A área também já conta com o interesse de 11 empresas na compra de 36 lotes, cuja abertura dos envelopes da licitação deverão ocorrer na próxima semana, entre quarta-feira, 12, e quarta-feira, 13.

Boa parte das 11 empresas que participam do pregão realizado no último dia 14 de novembro está estabelecida atualmente em Umuarama, Nova Esperança, Sarandi e outros municípios da região. Algumas delas até demonstram interesse em arrematar mais de um dos lotes oferecidos. "Com o passar dos anos, teremos muito mais geração de emprego", cita.

A prefeitura também anuncia para o final de janeiro a abertura de outra licitação para a venda de mais 25 terrenos no Parque Cidade Industrial.

Segundo o diretor da Seide, Miguel Fuentes, o interesse das empresas pela aquisição de terrenos é motivada pela conclusão de procedimentos de adequação e correção de erros do projeto original, realizados pela administração no local, que dispõe de 247 terrenos distribuídos entre 94 empresas que já investiram na compra.

PARQUE CIDADE INDUSTRIAL. As obras de construção do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) começam no primeiro semestre de 2019 e demandam investimento de R$ 80 milhões. - ALDEMIR DE MORAES/ PMM

Participe e comente