A Agência do Trabalhador de Maringá atendeu 121.280 pessoas durante 2018, a grande maioria em busca de emprego. Foram 65.741 encaminhamentos para empresas e 4.582 trabalhadores efetivados com registro na Carteira de Trabalho, o que garantiu ao município o segundo lugar na geração de empregos no Paraná. A grande diferença entre o número de encaminhamentos e trabalhadores efetivados, de acordo com a diretora da agência, Clarice Chimirre, se deve à falta de escolaridade e qualificação.

Mesmo assim, lembra ela, Maringá ainda está à frente de todos os municípios do interior do estado na geração de empregos. "Trabalhamos muito para a qualificação de pessoal junto com os parceiros e os números mostram que a cidade ainda está com um nível positivo na geração de empregos", afirma.

Clarice observa que além do encaminhamento para a conclusão dos estudos e cursos de qualificação em várias áreas, a Agência do Trabalhador de Maringá ainda mantêm 15 acadêmicos de psicologia, monitorados por uma professora, na orientação aos candidatos encaminhados para entrevistas de empregos.

Junto com empresas e instituições a agência promove e realiza cursos de qualificação nas principais áreas de interesse. No ano passado, recorda a diretora, as áreas de maior geração de empregos foram a prestação de serviços com 55% das vagas e o comércio com quase 40%. "São as áreas onde concentramos a qualificação e os encaminhamentos".

Para este ano a expectativa é de ampliar a geração de empregos e manter Maringá como a cidade com a melhor colocação no interior. "O ano começou muito positivo e com grande otimismo", define Clarice. Ela revela que a agência está atendendo uma média de 500 trabalhadores por dia, ao mesmo tempo mantendo em torno de 300 ofertas de vagas ao dia.

A segunda maior demanda da Agência do Trabalhador de Maringá em 2018 foi do Seguro Desemprego, com 18.582 atendimentos, seguido pelo pedido de Carteira de Trabalho com 12.614documentos emitidos e 10.999 retirados. A agência atendeu também 4.272 pessoas com deficiências encaminhadas ao mercado de trabalho ou a cursos de qualificação.

A Agência do Trabalhador de Maringá fica na avenida João Paulino Vieira Filho, 917 no Novo Centro. O horário de atendimento ocorre das 8 às 16 horas - com abertura das portas e distribuição de senhas às 7h.Os interessados nas vagas devem levar carteira de trabalho, documento de identidade, CPF e título de eleitor.

Foto: Divulgação PMM

Participe e comente