Entrou em funcionamento o sistema de prontuário eletrônico nas Unidades de Pronto Atendimento Zona Sul e, recentemente, na Zona Norte. Segundo a prefeitura, o objetivo é diminuir desperdícios com materiais impressos, organizar o fluxo de pessoas nas urgências e emergências, permitir acesso rápido em informação nos prontuários médicos pacientes, garantir controle dos riscos, e por fim, aumentar segurança do paciente.

“Iniciamos a aplicação do sistema na Upa Zona Sul em janeiro do ano passado e já enxergamos grandes resultados. Agora é a vez da Upa Zona Norte integrar-se ao sistema. Pedimos a compreensão da população caso ocorram transtornos, pois os profissionais estão sendo treinados e capacitados para operar o novo sistema”, disse o secretário de Saúde, Jair Biatto.

O sistema é operado online por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades. O setor de Emergência Psiquiátrica do Hospital Municipal também recebeu o novo modelo. Neste mês, a implantação do prontuário eletrônico está sendo efetivada no atendimento adulto da Upa Zona Norte. “Por ser um sistema novo deve ocorrer atraso no atendimento de alguns pacientes, mas nada que atrapalhe a continuidade do serviço na unidade”, explica o gerente da Upa Zona Norte, Silvio Torres.

A direção da unidade pode ver na tela o horário de chegada do paciente na unidade, o tempo de espera para ser atendido, a prioridade (urgente, muito urgente, pouco urgente e não urgente), pacientes encaminhados para exames, painel de leitos (quantidade disponível e ocupada), histórico médico, entre outros.

Com funcionamento ininterrupto de 24 horas, as unidades de pronto atendimento (UPAs) atendem casos de média a alta complexidade, sem exigência para ordem de chegada. Nos locais são acompanhadas situações clínicas de urgência e emergência como cortes profundos, crises alérgicas, suspeita de infarto, ferimentos com febre alta, dores abdominais fortes, quedas, paradas cardiorrespiratória, entre outros.

 

(Com assessoria de imprensa da PMM/ Foto: Vivian Silva/ PMM)

Participe e comente