Começa nesta quarta-feira (10), o prazo para pagar, com desconto, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Paraná. Os motoristas devem ficar atentos, pois o prazo final para pagamento à vista, que dá direito a 3% de desconto, depende do último número da placa do veículo. (Confira a tabela, ao final da matéria)

De acordo com o Governo Estadual, o Paraná tem cerca de 4,3 milhões de veículos tributados e 2,61 milhões não tributados. A alíquota de reajuste é de 3,5%, para a maior parte dos veículos e a expectativa é de arrecadação em torno de R$ 3,2 bilhões.

A arrecadação do IPVA é dividida igualmente entre o Estado e os municípios em que o veículo foi registrado. Os recursos para os municípios são aplicados, prioritariamente, nas áreas de saúde, educação de segurança pública.

Parcelamento

Para quem não pode pagar à vista, há a opção de pagar em três cotas, em janeiro, fevereiro e março, sem acréscimo de juros. Para isso, os donos dos veículos também devem se atentar aos prazos de pagamento, que também variam, de acordo com o número final da placa. Para os optantes pelo parcelamento, a primeira cota deve ser paga a partir de 22 de janeiro.

Pagamento à vista

Confira as datas de vencimento do IPVA, para pagamento à vista, com 3% de desconto:

Finais de placas 1 e 2: vence em 10 de janeiro

Finais de placas 3 e 4: vence em 11 de janeiro

Finais de placas 5 e 6: vence em 12 de janeiro

Finais de placas 7 e 8: vence em 15 de janeiro

Finais de placas 9 e 0: vence em 16 de janeiro

Participe e comente