Gestores e conselheiros de assistência social de todos os municípios do Paraná devem ficar atentos aos prazos para o preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas 2018). O censo é um levantamento anual feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que coleta informações sobre a estrutura de funcionamento do Suas. Por meio de um questionário eletrônico, são fornecidos dados relacionados à gestão e financiamento das ações, aos equipamentos, perfil das equipes, serviços e participação social na política de assistência social.

"O censo é uma das ferramentas que permite retratar o Sistema Único de Assistência Social, da gestão à execução. Como em uma fotografia, possibilita ter uma visão global para que sejam tomadas decisões em nível local, regional e estadual", explica o coordenador de Gestão do Suas da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Ricardo Michelli.

Ele ressalta que o comprometimento dos municípios no preenchimento do censo é fundamental para aperfeiçoar a qualidade dos programas, projetos, serviços e benefícios ofertados à população. "As informações coletadas ajudam a identificar os avanços e desafios e servem de subsídio para a elaboração de diagnósticos e indicadores", diz o coordenador.


Participe e comente