Os cidadãos paranaenses não precisam mais ir até um posto do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) para pedir a 2ª via rápida da carteira de identidade. Desde agosto deste ano é possível solicitar o documento por meio do site Governo Digital, ferramenta do Estado que funciona como um "google de serviços públicos". Até o final de outubro foram feitos quase 54 mil pedidos online, 200% a mais do que o número registrado em todo o ano passado. "A 2ª via rápida, que pode ser solicitada pelo Governo Digital, é uma ferramenta que está auxiliando muito a população porque as pessoas escolhem apenas onde vão retirar a carteira de identidade e não precisam ir mais de uma vez a um posto de identificação", disse o vice-diretor do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), Maurício Jorge Lopes.

Lopes destaca que a possibilidade de pedir a 2ª via pela internet também colaborou com a redução das filas nos institutos de identificação, já que a requisição correspondia a 30% do atendimento. "Agora, os papiloscopistas têm mais tempo para atuar também em outras áreas periciais fundamentais.

Para ter acesso à 2ª via rápida utilizando o Governo Digital é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a carteira de identidade. Quem ainda não fez, é só procurar os totens e postos do Detran ou o próprio IIPR.

No ar desde o início deste ano, o Governo Digital integra os sistemas do Estado e disponibiliza, em um único site, mais de 200 serviços ao cidadão, que vão do pagamento do IPVA e consulta aos assuntos relativos à habilitação, até a verificação do boletim escolar e o saldo do Nota Paraná.

Na plataforma, constantemente atualizada com novos serviços e funções, há também opções de emissão de guias e certidões do Instituto Ambiental do Paraná, consulta a vagas de emprego ou pedido de seguro-desemprego e emissão de boletos de energia e água.

Participe e comente