Estudantes do Colégio Estadual Primo Manfrinato, de Cianorte, desenvolveram um aplicativo que possibilita ter na palma da mão, gratuitamente, centenas de livros didáticos e de literatura de domínio público. O projeto foi realizado como trabalho final das aulas de Educação Empreendedora oferecidas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte em parceria com o Sebrae Paraná.

As atividades complementares de educação empreendedora, que contribuem para incentivar o protagonismo juvenil por meio de novas metodologias de ensino e aprendizado, serão oferecidas pelo quarto ano consecutivo para 64 escolas estaduais, duas de cada Núcleo Regional de Educação. As aulas de educação empreendedora acontecem duas vezes por semana no turno complementar, período em que os estudantes não estão em sala de aula.

No final do ano letivo os alunos apresentam os trabalhos desenvolvidos para a comunidade escolar. O aplicativo desenvolvido pelos estudantes de Cianorte é um desses projetos. O OnBook possibilita o acesso dos alunos, professores e funcionários a livros didáticos de domínio público. De acordo com o professor Emerson Tolentino de Matos, que é responsável pela atividade, a iniciativa contribuiu para ampliar o acesso a novos acervos literários, incentivar o hábito da leitura e promover a interação da escola com a comunidade que também pode usar o aplicativo.

O professor explica que durante as aulas, os estudantes são desafiados a desenvolver ações que causem impacto na comunidade. No aplicativo, são disponibilizados os links para os arquivos no formato em PDF de obras de domínio público, obedecendo a lei dos direitos autorais. Além do acervo literário, a ferramenta oferta uma área para apresentação do projeto, agenda, notícias da escola, "fale conosco" e os créditos. O aplicativo pode ser acessado no site galeria.fabricadeaplicativos.com.br/onbook.

Foto: Divulgação

Participe e comente