Há cerca de dois meses, a Câmara Temática de Marketing e Apoio à Comercialização foi reativada pelo Ministério do Turismo (MTur) e pelo Conselho Nacional de Turismo. Entre os membros integrantes do órgão restabelecido está o empresário Guilherme Paulus — fundador da CVC, maior operadora de turismo do Brasil.

Além dele, o representante da Confederação Nacional de Turismo (CNTur), jornalista José Osório Naves, compõe a equipe, eleito o coordenador da Câmara. Já a coordenação técnica do grupo está sob a responsabilidade da diretora de Marketing e Apoio à Comercialização do MTur, Vanessa Mendonça.

A Câmara Temática de Marketing funcionará como plataforma de interação entre o MTur e os representantes do setor produtivo. A intenção, com a reativação do órgão, é prestar suporte à política de divulgação e comercialização do turismo brasileiro, em especial, com novas campanhas tanto no exterior quanto no Brasil. O objetivo é aumentar o fluxo de visitantes no país — principalmente os internacionais.

"As próximas campanhas de marketing do Ministério do Turismo vão ser pensadas desde o início de forma integrada com o mercado com foco em segmentos específicos. A meta é conseguir, de fato, converter as ações de promoção em vendas e, consequentemente, aumentar a movimentação turística do país", salientou uma reportagem divulgada no portal do Ministério do Turismo, no último 7 de agosto.

Guilherme Paulus está responsável, justamente, por auxiliar na elaboração de estratégias para incentivar o setor turístico brasileiro. Vale ressaltar que o Brasil recebe, anualmente, cerca de seis milhões de estrangeiros, número que equivale ao de turistas que visitam o Chile — um país com menos de 10% da extensão territorial brasileira.

"Se queremos realmente fazer do turismo uma locomotiva do desenvolvimento econômico do país, temos de trabalhar alinhados: governo e iniciativa privada. Não há outra alternativa", afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Crescimento do setor

No final de março, dia 26, a Agência Brasil — veículo de comunicação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma empresa pública federal — divulgou uma reportagem sobre o número de turistas estrangeiros no Brasil em 2017. Após os cruzamentos de dados da Polícia Federal, o Ministério do Turismo anunciou que o país registrou, ao longo do ano passado, o maior número de entradas de estrangeiros em toda a sua história. "No total, 6.588.770 turistas desembarcaram em território nacional", pontuou a matéria.

"São 42 mil visitantes a mais do que no ano anterior (2016), quando o país já havia batido recorde, por ocasião dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O número também supera o alto volume de entradas registado em 2014 (6.429.852 turistas), ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo de futebol da Fifa", acrescentou a Agência Brasil.

Segundo o veículo de comunicação da EBC, o número de 2017 somou quase 400 mil turistas a mais que em 2016 — trata-se de uma alta de 11,1%. Ainda, "foram países vizinhos da América do Sul que incrementaram o aumento de turistas estrangeiros em 2017. Eles representaram 62,4% do número total de entradas de estrangeiros no país, algo em torno de 4,1 milhões de pessoas", completou a reportagem.

Guilherme Paulus

Nascido em São Paulo, em 1949, e formado em Administração de Empresas, Guilherme Paulus possui quase 50 anos de atuação na indústria do turismo. Ele é o Chairman da GJP Participações — que controla a GJP Hotels & Resorts e a GJP Construtora e Incorporadora.

O executivo também fundou, em 1972, no município de Santo André, em São Paulo, a operadora e agência de viagens CVC — que, atualmente, é uma empresa de capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo. Após a venda para o fundo Carlyle Group, em 2009, Guilherme Paulus seguiu no negócio como o presidente do Conselho de Administração da companhia.

Paulus é, ainda, Membro do Conselho Nacional do Turismo desde 2003, e o único empresário do setor que integrou o chamado Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do Governo Federal, posição ocupada entre os anos de 2012 e 2016. Guilherme Paulus também é presidente do Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau e vice-presidente de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) Nacional.

Entre os prêmios já conquistados no setor de turismo, o empresário já foi homenageado pelo Governo Francês, em 2012, por conta da sua contribuição ao desenvolvimento e promoção do turismo na França. Também já foi reconhecido pelas prefeituras de Cancun (México), Isla Margarita (Venezuela), Miami (Estados Unidos), Buenos Aires e Bariloche (Argentina) — por serviços prestados ao turismo.

Em termos nacionais, Guilherme Paulus possui títulos como Executivo de Valor, concedido pelo jornal Valor Econômico; de Personalidade do Ano, pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril; e de empresário "Revolucionário das Relações de Consumo", segundo a revista Consumidor Moderno.

Website: http://www.guilhermepaulus.com

Participe e comente