Professor, advogado, conselheiro federal da OAB e fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), Flávio Pansieri, tomou posse nesta semana como novo diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Corte (EJE/TSE). A solenidade foi conduzida pela Ministra Rosa Weber e teve a presença dos Ministros do STF Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin.

À frente da instituição, Pansieri destaca que trabalhará em três frentes: criação de cursos de capacitação e atualização da Magistratura brasileira, a ampliação do projeto Eleitor do Futuro e a criação do Governante do Futuro e o desenvolvimento de um ambiente de reforma político institucional. "Na área de cidadania, o Eleitor do Futuro tem por objetivo atingir todo o ensino fundamental com ações direcionadas. O Governante do Futuro, com a criação de cursos EAD de capacitação para aqueles que pretendam ingressar na vida pública com avaliação presencial nos TREs. E a articulação de um espaço de trabalho para que se possa debater a consolidação da legislação eleitoral brasileira com o intuito de apresentar uma proposta de reforma política para o Congresso Nacional já no próximo ano". Esses e outros pontos fazem parte do Planejamento Estratégico da EJE 2018/2020 apresentado por Pansieri na cerimônia de posse.

O ministro Luis Roberto Barroso afirmou que Flávio Pansieri é "a pessoa certa, no lugar certo". "Quero deixar documentado que nós teremos à frente da Escola Judiciária Eleitoral alguém que tem pedigree acadêmico irretocável. Além da formação acadêmica que tem, é uma pessoa de características empreendedoras", falou. Pansieri substitui o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto como diretor da EJE. Geralmente a função é ocupada por ministros do STF, STJ ou do próprio TSE.

A Escola Judiciária Eleitoral foi instituída em 2002 e tem por objetivo formar, atualizar e especializar os magistrados da Justiça Eleitoral, membros do Ministério Público e interessados em Direito Eleitoral. A partir da criação da EJE foram montadas escolas judiciárias em todos os Tribunais Regionais Eleitorais.

Website: http://www.abdconst.com.br

Participe e comente