A inteligência artificial está na base de muitas das tecnologias que os bancos pretendem impulsionar em 2019. O setor investe também em ferramentas que permitem cooperação e interação cada vez maiores entre as instituições financeiras. São mudanças que devem ter reflexos em curto prazo na melhoria da experiência bancária dos clientes.

Para identificar as dez principais tendências que vão se destacar em 2019, a revista 'Ciab Febraban' - publicação da Federação Brasileira de Bancos voltada a tecnologias do setor financeiro - ouviu tanto profissionais de instituições financeiras como consultores especializados. Big data e analytics, blockchain, open banking e computação em nuvem lideram o ranking.

De acordo com os especialistas consultados na reportagem, que foi um dos destaques da última edição da revista 'Ciab Febraban', as tecnologias despertam maior interesse dos bancos porque melhoram a experiência dos clientes e levam maior comodidade e eficiência no relacionamento e oferta de produtos. Também trazem maior eficiência operacional e oportunidades para modelos de negócios.

Participe e comente