O fit food ainda não se estabeleceu como um movimento, mas já se insinua como contraponto ao fast food para quem busca uma vida mais saudável. A importância de uma alimentação saudável, assim compreendida a ingestão equilibrada de um conjunto de nutrientes, visualizados na 'pirâmide alimentar', para prevenir doenças e até combatê-las, sem atribuir-lhes 'milagres' ou outros resultados surpreendentes sem a devida orientação médica, é reconhecida por todos – mas nem todos exercitam a recomendação. Descartando-se as limitações financeiras e sociais, que estratificam os alimentos, restringindo o acesso a eles, é lícito defender que todos podem dispor no prato um cardápio rico em nutrientes e pobre em custo.

A comodidade do fast food e dos alimentos prontos, comercializados em embalagens prontas para o forno e fogão concorrem com grande vantagem sobre os nutrientes 'in natura', que demandam tempo de preparo. Não se trata de tirar do cardápio as muitas opções práticas e saborosas, é importante reconhecer, mas associar à velocidade dos alimentos prontos um menu saudável, com ingredientes frescos e vitaminados com criatividade. Nunca o adágio popular 'você é o que você come' fez tanto sentido. Num mundo assombrado por suspeitas, uma alimentação saudável se impõe como 'santo remédio'.

A convicção de que comer de forma saudável é abrir mão do sabor é equivocada. Alimentos pobres em gorduras e açúcares, dois elementos indispensáveis do sabor, não significa alimentos que não seduzem o paladar. Combinações de temperos e formulações diferentes de açúcar podem ser substitutos muito saudáveis nas mais diversas receitas. O mesmo vale par ao uso do sal"

O tofu
Também conhecido por queijo de soja, o tofu, elaborado com grãos de soja, é rico em proteínas e magnésio, mineral que evita o enfraquecimento dos compostos que participam do processo de fornecimento de energia. Entre suas muitas virtudes, o alimento se destaca também pela presença de isoflavonas, substância importante no estímulo do equilíbrio hormonal feminino, condição de reduz o acúmulo de gordura e proporciona maior definição muscular.

Edivaldo Magro

GELADO DE TOFU
Ingredientes
, 200 g de tofu
, 8 col. (sopa) de suco de laranja
, 8 col. (sopa) de manga em cubos
, 4 maçãs sem casca e sem sementes

Preparo
w Bata os ingredientes no liquidificador até formar um creme homogêneo. wDistribua em oito taças e sirva gelado.

PARA LEMBRAR
A pirâmide alimentar foi criada nos Estados Unidos no início da década de 1990 para normatizar a ingestão diária de grupos de nutrientes específicos como recurso necessário para manter a saúde do organismo. A versão nacional do modelo surgiu em 1999, apresentada pela pesquisadora Sonia Tucunduva Philippi, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo). Em 2013, a pirâmide foi adaptada e passou a contar com novos alimentos, essa inserção foi feita para melhor adaptação à dieta e aos hábitos culturais dos brasileiros. A nova pirâmide também conta com a redução do valor energético diário para 2.000 Kcal, fracionamento da dieta em seis porções diárias e o incentivo à prática de atividades físicas.
Grupo do arroz, pão, massa, batata, mandioca Presença do arroz integral, pão de forma integral, pão francês integral, farinha integral, biscoito integral, aveia, além da inclusão da quinoa e do cereal tipo matinal.

Grupo das frutas Ênfase para os itens regionais, como caju, goiaba, graviola e a inclusão de sucos e salada de frutas.

Grupo das verduras e legumes Incluídas as folhas verdes escuras, repolho, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis, couve flor, cenoura com folhas e a salada com diferentes tipos de vegetais.

Grupo do leite, queijo e iogurte Maior ênfase aos produtos desnatados e maior visibilidade ao iogurte.
Grupo das carnes e ovos
Destaque para os peixes do tipo salmão e sardinha, peixes regionais, cortes mais magros e grelhados, frango sem pele e os ovos.

Grupo dos feijões e oleaginosas Além do feijão, inclusão da soja como preparação culinária; aparecem a lentilha, o grão de bico e as oleaginosas (castanha do Brasil e castanha de caju).

Grupo dos óleos e gorduras Destaque para o azeite de oliva.

Grupo de açúcares e doces Inserção de sobremesas doces e o açúcar.

Com informações do Ministério da Saúde

BANANA
Rica em carboidratos e, portanto, com índice glicêmico alto, restringindo assim o consumo para pessoas que controlam a ingestão de açúcar, a banana é outro alimento que frequenta com assiduidade a mesa de quem pratica exercícios num ritmo mais intenso. Também não pode faltar no cardápio de praticantes de musculação, pois a presença de potássio na fruta previne câimbras ao auxiliar na contração das fibras.

PUDIM DE BANANA E BATATA DOCE
Ingredientes
, 225g de batata doce cozida cortada em cubos
, 3 bananas pratas (bem maduras)
, 1/2 xícara de açúcar demerara
, 1 colher de chá de essência de baunilha
, 2 xícara de farinha de trigo integral
, 1 colher de chá de canela em pó
, 1/4 de de colher de chá de de noz moscada em pó ou ralada
, 1/2 colher de chá de sal marinho
, 1 ovo grande ou 2 pequenos
, 185 ml de leite de arroz (ou avelã ou aveia)
, 8 colheres de sopa de óleo de girassol
, 1 1/2 colher de chá de extrato de baunilha ou essência de baunilha
, 3 colheres de sopa de doce de leite de soja para cobertura.
, Fôrma de bolo de 16cm com um furo no meio.

Preparo
w Preaqueça o forno a 180 graus e unte uma assadeira (com manteiga ou óleo vegetal, como preferir).
wEm uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar demerara, a canela, a noz-moscada e o sal.
wEm outra tigela, bata ligeiramente o ovo.
wAdicione aos ovos o leite de arroz, o óleo e o extrato de baunilha e misture. Amasse a batata doce e as bananas e adicione a mistura de líquidos.
wEm seguida, adicione a mistura seca e mexa até incorporá-las.
wDespeje a massa na assadeira e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até ficar levemente dourado e firme.
wRetire do forno, deixe amornar e sirva ainda morno.
wPara a cobertura (opcional) apenas colocamos 3 colheres de doce de leite de soja em uma panela com um pouco de água e deixamos dissolver e engrossar um pouco.

Participe e comente