A tarte tatin é uma das sobremesas mais conhecidas da França. Uma receita simples, rápida e deliciosa que aparece com frequência nas refeições dominicais em família, mas que também se adapta perfeitamente à carta dos melhores restaurantes gastronômicos do país. Um verdadeiro símbolo cultural francês, a Tarte Tatin é uma sobremesa cheia de história, de texturas e de sabores. Um casamento perfeito de massa, maçãs, açúcar e manteiga. A degustar sem culpa. Suspeita-se que a sobremesa tenha nascido de um erro culinário.

Reza a história que as irmãs Stephanie e Caroline Tatin assumiram o negócio da família, o Hotel Tatin, após a morte de seu pai. Local famoso na região, já na altura, devido à sua perfeita torta de maçã que se caracterizava por uma cobertura crocante, composta por maçãs macias e caramelizadas!

Um belo dia em que havia muito movimento, Stephanie, uma das irmãs, colocou as maçãs no forno, esquecendo-se da massa!

Quando percebeu o seu erro, tentou recuperar o prato cobrindo as maçãs com massa... E, quando tirou a torta do forno e viu o resultado ficou satisfeita e serviu a torta ainda quente! Um sucesso imediato!

E é assim que nasce uma das relíquias gastronômicas da França no que diz respeita à doceria!

Atualmente a famosa torta é, geralmente, acompanhada por uma generosa bola de sorvete que ressalta mais ainda a sua deliciosa textura!

A torta já existia muito antes do século XIX, mas a cidade de Lamotte-Beuvron leva tão a sério este legado gastronômico que tornou a torta famosa ao tornar-se a sede de uma confraria que defende a tradição, divulgando a receita e promovendo o consumo entre os amantes desta iguaria: La Confrerie des Lichonneux de Tarte Tatin. O recheio original desta torta  é composto por três ingredientes: maçã, manteiga e açúcar. Hoje em dia existem algumas versões da receita original, mas são todas igualmente deliciosas!

RECEITA
Ingredientes

Massa sablée (pode substituir por uma massa tradicional de torta ou por uma massa folhada)
, 500gr de farinha de trigo
, 250gr de manteiga
, 200gr de açúcar
, 5 gemas
, 1 colher (café) de sal
, 1 colher (sopa) de fermento em pó

Maçãs caramelizadas
, 1kg de maçã fatiadas
, 100gr de manteiga com sal
, 100gr de açúcar
, 1 colher (sopa) de água

Preparo
Massa:
w Em uma tigela grande, misture a farinha, o sal, a manteiga e o fermento até obter uma consistência de farofa. w Bata as gemas com o açúcar e acrescente à massa anterior. Misture bem até que fique uma massa homogênea. w Enrole a massa num pedaço de plástico filme e leve à geladeira por 1 hora.
Maçãs:
w Em uma frigideira, dissolva o açúcar na água. Coloque delicadamente as maçãs e quando elas começarem a caramelizar, acrescente a manteiga tomando o cuidado de inclinar ou sacudir um pouco a frigideira para que o caramelo não queime e as maçãs não grudem no fundo. w Quando as maçãs estiverem bem caramelizadas, disponha a massa por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180º para assar por aproximadamente 45 min. w Para desenformar, vire a frigideira sobre um prato grande. Sirva morna acompanhada de uma bola de sorvete de baunilha ou com um pouco de creme chantilly.

Participe e comente